quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Aula ao vivo







Os alunos de História e Geografia de Portugal, 5º ano, fizeram hoje uma visita de estudo ao Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, acompanhados por alguns professores. Para que a visita fosse mais proveitosa, foi cada turma por sua vez. Acompanhei os meus alunos.
Em primeiro lugar, friso o facto de muitos alunos visitarem aquele monumento pela primeira vez. Tratando-se de um concelho com apenas dez freguesias e onde tudo é perto, custa a acreditar, mas é verdade. Tantas vezes que corremos para longe sem sequer conhecermos as maravilhas que temos à porta...
Sublinho também a disponibilidade do pároco de Salzedas que doou este dia para guiar os alunos na visita. Mais, vestiu-se de monge cisterciense para ajudar na compreensão da maneira de viver dos monges, o que impressionou os meus pequenitos. É conhecida a dedicação que o P.e Seixeira tem por aquele monumento e vê-se pela forma como o explica quanto o sente.
Os pequenos lá foram tomando notas, fizeram perguntas e mostraram interesse. Claro que à medida que o tempo ia passando, embora pouco aos olhos de um adulto, eles iam-se mostrando mais irrequietos. Mas sabemos como essa coisa de concentração não é o forte dos nossos miúdos, adolescentes e jovens. Parece que já nasceram cansados para escutar!
Penso que foi muito importante para os alunos esta experiência, até porque lhes permitiu vivenciar conceitos que de outra forma teriam dificuldade em assimilar. Por exemplo, ninguém imagina a dificuldade que é para eles compreender a ideia de claustro. Viveram, sentiram, compreenderam.
Penso que a minha escola e escolas à volta jamais se deveriam dispensar de uma visita a este maná histórico, verdadeiramente único, que é o concelho de Tarouca nos seus diversos monumentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.