quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

11 de Fevereiro: Dia da Senhora de Lurdes e Dia Mundial do Doente

“Além do serviço organizado de visitadores de doentes, em casa e nos hospitais, e dos ministros extraordinários da comunhão, é tarefa de cada comunidade cristã a ternura compassiva para com os familiares da pessoa doente, a companhia consoladora no sofrimento, a oração confiante”.

Viver este dia com “responsabilidade”, implica “rever as formas de presença da comunidade junto das pessoas doentes”. As comunidades muitas só se sensibilizam “ quando a doença atinge cada indivíduo ou os seus mais chegados”. Contrariando esta tendência, pede-se “a manifestação permanente do cuidado com os doentes”. (Comissão Episcopal da Pastoral Social)


Gruta de Massabielle - Gruta da aparição da Virgem Maria para a, então menina, Bernadette Soubirous, Sta Bernadette .

Foi no ano de 1858 que a Virgem Santíssima apareceu, nas cercanias de Lourdes, França, na gruta Massabielle, a uma jovem chamada Santa Marie-Bernard Soubirous ou Santa Bernadete. Essa santa deixou por escrito um testemunho que entrou para o ofício das leituras do dia de hoje. “Certo dia, fui com duas meninas às margens do Rio Gave buscar lenha. Ouvi um barulho, voltei-me para o prado, mas não vi movimento nas árvores. Levantei a cabeça e olhei para a gruta. Vi, então, uma senhora vestida de branco; tinha um vestido alvo com uma faixa azul celeste na cintura e uma rosa de ouro em cada pé, da cor do rosário que trazia com ela. Somente na terceira vez, a Senhora me falou e perguntou-me se eu queria voltar ali durante quinze dias. Durante quinze dias lá voltei e a Senhora apareceu-me todos os dias, com exceção de uma segunda e uma sexta-feira. Repetiu-me, vária vezes, que dissesse aos sacerdotes para construir, ali, uma capela. Ela mandava que fosse à fonte para lavar-me e que rezasse pela conversão dos pecadores. Muitas e muitas vezes perguntei-lhe quem era, mas ela apenas sorria com bondade. Finalmente, com braços e olhos erguidos para o céu, disse-me que era a Imaculada Conceição”.

1 comentário:

  1. Estive lá em Junho de 1982 na 24.ª Peregrinação Militar Internacional, sob o lema do "Não tenhais medo, abri vossa alma a Cristo e crede no futuro".
    O local da gruta, com a Senhora e Bernardette, é muito bonito, aconchegado e inspirador de piedade filial; a estátua da Virgem Coroada, em espaço lagro, é galvanizadora; a esplanada das celebrações campais (La Prairie), não sendo tão ampla como o recinto exterior de Fátima é mais confortável; a Basílica subterrãnea de São Pio X é enorme; e graciosas são as três pequenas igrejas, de que se destaca a Basílica do Rosário.
    Mas o que me impressionou mais, pela eloquência muda, foi a pequena Via Sacra dos Doentes, na margem esquerda do Gave, a jusante da Gruta: Os doentes deslocavam-se num curto espaço, fitavam os quadrinhos com fé e rezavam com muita piedade.
    O barulho generalizado nos diversos espaços contrastava com o profundo silêncio reinante na Gruta e no espaço da pequenina Via Sacra do Doentes e não o perturbava.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.