sábado, 28 de fevereiro de 2009

Assim vai este país!

Quando se fala dos números do desemprego, a verdade obriga a que se fale também da onda emigrante
O número de portugueses emigrantes na Suíça aumentou em 13 844 no último ano, totalizando 207 mil. Os dados agora divulgados pelo Gabinete Federal das Migrações helvético vêm ao encontro de informações de outros organismos estatísticos.
De acordo com os últimos dados do Eurostat, referentes a 2006, 40 mil portugueses escolheram viver nos restantes 26 países da União Europeia.

E o desemprego em Portugal está nos números que está... O que aconteceria se não houvesse esta vaga massiva de emigrantes!!!
Qualquer diga, o último português a atravessar a fronteira que apague a luz e feche a porta...

***************************************
Pobreza aumenta
É uma realidade incontornável. O número de pobres está a aumentar na cidade do Porto. O presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, Fernando Amaral, disse que "35 por cento da população da maior freguesia do Porto vive abaixo do limiar da pobreza".
Sendo certo de que é em Campanhã que se situam alguns dos bairros mais problemáticos da cidade, como o Cerco ou o Lagarteiro, a verdade é que, assegura o autarca, há muitos anos que não havia tanta gente necessitar de ajuda naquilo que é mais básico.
"Todos os dias chegam à Junta de Freguesia dezenas de pessoas a dizer que não têm dinheiro para pagar a renda da casa e muitas, sobretudo nos últimos dias do mês, dizem mesmo que não têm como dar de comer aos filhos", revelou Fernando Amaral.
*******************************************
OS MINISTROS NÃO ESTÃO ACIMA DA LEI
A TVI noticiou que a Ministra da Educação pode ter de pagar um valor equivalente a 10% do salário mínimo por cada dia de incumprimento de uma decisão judicial, após acção movida por um grupo de professores da escola Secundária João de Araújo Correia, em Peso da Régua, que contestaram as eleições para o conselho executivo.
***********************************
José Sócrates "vai ter que explicar"
O actual secretário-geral do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público e candidato único à presidência, João Palma, diz que o primeiro-ministro José Sócrates "vai ter que explicar" as suas referências a uma "campanha negra" no caso Freeport.
Segundo João Palma, seria normal que José Sócrates 'fosse mais explícito', explicando se considera haver uma campanha contra ele por parte do Ministério Público.
O único candidato à sucessão de António Cluny diz ainda que 'há uma tentativa de deslegitimar a acção do Ministério Público', acrescentando que os magistrados que têm em mãos a investigação do Freeport 'têm um menino nos braços que não é fácil de gerir'.
**************************************
E viva a política educativa deste governo!!!
A associação de pais da Escola Básica 2, 3 Ruy Belo de Monte Abraão (Sintra), quer contratar seguranças para atenuar o clima de violência entre alunos.
Quando temos um governo que governa para as sondagens e para as estatísticas e uns pais que se demitem do seu papel de educadores, dá nisto...
********************************
“Não há operários para as obras do Governo”
Albano Ribeiro, Presidente do Sindicato da Construção Civil do Norte e Viseu, falou sobre a opção dos operários da construção portugueses pela Suíça, dizendo:
- Na verdade, não se trata de uma opção apenas pela Suíça mas sim por países como a França, a Inglaterra, a Noruega e outros...Uma mudança ditada pela crise no mercado espanhol, já que este era o preferido pelos portugueses até agora. Mas com os problemas no mercado imobiliário em Espanha, os portugueses estão a regressar em força.
E justificou que partem em busca de melhores salários. "Se em vez dos 531,50 euros de Portugal podem usufruir 1500 em Espanha ou 2500 em França, é natural que partam para melhor futuro."
Referindo-se às mega-obras anunciadas pelo Governo, acrescentou:
- O que prevejo é que se essas tais obras gigantescas forem para a frente não haverá operários portugueses especializados em número suficiente. Eles não virão da Europa para ganhar um terço do salário.
Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.