quinta-feira, 14 de junho de 2007

Não saber entender, não querer entender...


Uma história

Ao pequeno almoço, a esposa olha pela vidraça da janela e comenta para o marido:
- Já viste a roupa da vizinha? Toda encardida, mal tratada, mal estendida... Uma vergonha! Não sei como pode haver gente tão descuidada.

O marido olha pela vidraça, mas não comenta.

Nos dois dias seguintes, repete-se a história. No terceiro dia, a esposa olha e, admirada, comenta para o marido:

- Parece que a vizinha ouviu o que eu disse. Olha como está a roupa estendida. Tudo bem arrumadinho, bem tratadinho... Vês, como fiz bem em falar!

O marido levanta os olhos, passeia o olhar pelo estendedoiro da roupa e responde:

- Hoje levantei-me antes de ti e lavei as nossas vidraças...


Não saber entender ... não querer entender...



Há gente que não é capaz de entender o que ouve ou lê, por mais clara e explicada que seja a mensagem. Tem as vidraças da inteligência sujas.

Se há, ao menos, um bocado de humildade, reconhece a sua limitação; se à limitação intelectual junta a arrogância, então nada a fazer. Nada mais insuportável que a arrogância do ignorante. Pronuncia-se sobre o que não sabe ou não entende, tece juizos a torto e a direito, ousa julgar toda a gente... sente-se o melhor. Nem sequer se apercebe do ridículo em que se movimenta. É como a esposa da história... Neste caso, estamos perante a evidência do "pobre coitado".



Mas há quem não queira entender. São os que têm as vidraças do coração sujas. Julgam o que ouvem ou lêm segundo a sua própria sujidade, os seus preconceitos, as suas manias, as suas perversidades. Como são, ouvem, lêem, analisam. Não é a mensagem em si que analisam, mas aquilo que eles lá projectam, ou que aí gostavam de ver para se poderem afirmar.

Cegos de coração, projectam na luz a sua própria escuridão.



Qual das duas situações é mais abominável? Qual delas denota maior escravidão?

1 comentário:

  1. A cegueira do coração é sem duvida a mais abominável...é através deste que tudo vemos. Podemos ter as vidraças da intelegência suja, mas se tivermos um bom coração tudo se torna mais claro e não somos tão "apressadinhos" a julgar, possibilitando-nos vêr os outros e o mundo de outra forma.
    Com certeza seremos mais felizes!!!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.