
Pedro, pescador da Galileia, irmão de André, foi escolhido por Jesus Crista como chefe dos Doze Apóstolos, constituído por Ele coma pedra fundamental da Sua Igreja e Cabeça do Corpo Místico. Foi o primeiro representante de Jesus sobre a terra. S. Paulo, nascido em Tarso, na Cilícia, duma família judaico, não pertenceu ao número daqueles que, desde o princípio, conviveram com Jesus. Perseguidor dos cristãos, converte-se, pelo ano 36, a caminho de Damasco, tornando-se, desde então, Apóstolo apaixonado de Crista. Ao longo de 30 anos, anunciará o Senhor Jesus, fundando numerosos Igrejas e consolidando na fé, com as suas Cartas, as jovens cristandades. Foi o promotor da expansão missionária, abrindo a Igreja às dimensões do mundo.
Figuras muito diferentes pelo temperamento e pela cultura, viveram, contudo, sempre irmanados pela mesma fé e pelo mesmo amor a Cristo. S. Pedro, na sua maravilhosa profissão de fé, exclamava: «Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo», E, no seu amor pelo Mestre, dizia: «Senhor, Tu sabes que eu Te amo». S. Paulo, por seu lado, afirmava: «Eu sei em quem creio», ao mesmo tempo que exprimia assim o seu amor: «A minha vida é Cristo»!
Depois de ambas terem suportado toda a espécie de perseguições, foram martirizados em Roma, durante a perseguição de Nero. Regando, com o seu sangue, o mesmo terreno, «plantaram» a Igreja de Deus.2 000 anos depois, continuam a ser «nossos pais na fé».
Honrando a sua memória, celebramos o mistério da Igreja fundada sobre os Apóstolo. Que a sua intercessão nos obtenha a perfeita fidelidade ao ensinamento apostólico.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.