quinta-feira, 28 de junho de 2007

29 de Junho: solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo

Desde o século III que a Igreja une no mesma solenidade os Apóstolos S. Pedro e S. Paulo, as duas grandes colunas da Igreja.

Pedro, pescador da Galileia, irmão de André, foi escolhido por Jesus Crista como chefe dos Doze Apóstolos, constituído por Ele coma pedra fundamental da Sua Igreja e Cabeça do Corpo Místico. Foi o primeiro representante de Jesus sobre a terra. S. Paulo, nascido em Tarso, na Cilícia, duma família judaico, não pertenceu ao número daqueles que, desde o princípio, conviveram com Jesus. Perseguidor dos cristãos, converte-se, pelo ano 36, a caminho de Damasco, tornando-se, desde então, Apóstolo apaixonado de Crista. Ao longo de 30 anos, anunciará o Senhor Jesus, fundando numerosos Igrejas e consolidando na fé, com as suas Cartas, as jovens cristandades. Foi o promotor da expansão missionária, abrindo a Igreja às dimensões do mundo.

Figuras muito diferentes pelo temperamento e pela cultura, viveram, contudo, sempre irmanados pela mesma fé e pelo mesmo amor a Cristo. S. Pedro, na sua maravilhosa profissão de fé, exclamava: «Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo», E, no seu amor pelo Mestre, dizia: «Senhor, Tu sabes que eu Te amo». S. Paulo, por seu lado, afirmava: «Eu sei em quem creio», ao mesmo tempo que exprimia assim o seu amor: «A minha vida é Cristo»!

Depois de ambas terem suportado toda a espécie de perseguições, foram martirizados em Roma, durante a perseguição de Nero. Regando, com o seu sangue, o mesmo terreno, «plantaram» a Igreja de Deus.2 000 anos depois, continuam a ser «nossos pais na fé».

Honrando a sua memória, celebramos o mistério da Igreja fundada sobre os Apóstolo. Que a sua intercessão nos obtenha a perfeita fidelidade ao ensinamento apostólico.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.