sexta-feira, 5 de outubro de 2007

«Um novo olhar sobre a escola»

O Presidente da República propôs hoje uma escola ligada à comunidade, em que os pais estejam envolvidos de forma mais activa e participante.

«Gostaria de propor aos portugueses um novo olhar sobre a escola, sobre o modelo escolar construído à luz da ideia da inovação social», afirmou o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, na sua intervenção na cerimónia das comemorações do 97 anos da proclamação da República.

«Temos, de facto, de adoptar uma nova atitude perante a escola», insistiu, classificando como «imperioso» ter a consciência de que «o investimento mais reprodutivo que poderemos fazer é nas crianças e nos mais jovens».

Essa consciência, continuou o Presidente da República, tem de existir «antes de mais» nos pais, a quem «não basta adquirir livros e manuais escolares, assistir de vez em quando a reuniões de pais ou transportar diariamente os filhos à escola».
Desta forma, é preciso acabar com a ideia de que a educação é uma tarefa que «compete sobretudo aos outros» e deixar de encarar as escolas como «fábricas de ensino», acrescentou o Presidente da República.


«Há toda uma cultura de autoexigência que deve ser estimulada nos pais, levando-os a envolver-se de forma mais activa e participante na qualidade do ensino, na funcionalidade e na conservação das instalações escolares, no apoio ao difícil trabalho dos professores», referiu.

«Há que promover um verdadeiro sentimento de comunidade em relação à escola e ao sucesso educativo (...). Esse envolvimento pressupõe também, como é natural que a figura do professor seja prestigiada e acarinhada pela comunidade, o que requer, desde logo, a estabilidade do corpo docente», salientou Cavaco Silva.
In Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.