segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Um ninho perto da terra

Todos os dias vemos jovens construindo ninhos de amor. Todos os dias vemos destruir ninhos construídos com desvelo e amor.
Qual será o segredo de um casamento feliz?
O que fará infeliz um matrimónio?
Esta pequena história dá as duas respostas.
Num belo jardim, um casal de passarinhos fez o seu ninho num ramo de uma grande roseira. Com que amor, com que preocupação, com que arte aquele casal de passarinhos procurou material para construir o seu ninho. Depois de tantas idas e vindas, acarretando material apropriado, construíram uma pequenina obra de arte que o ser humano não consegue fazer igual. Como eram felizes aquelas avezitas!
Mas a tragédia veio. A dona do jardim que não gostava dos pássaros porque lhe vinham comer alguns alimentos ali criados, destruiu impiedosamente o ninho de amor daquele casal amoroso.
Mas o amor daqueles pequeninos seres levou-os a reiniciar a construção de outro ninho. Escolheram uma roseira mais baixa e o novo ninho começou a ser construído com amor igual ao primeiro e foi nascendo lentamente.
Naquele novo habitáculo de amor depuseram dois pequeninos ovos. Outros filhinhos iam nascer, prolongando a geração daquele amor. Mas nova tragédia surgiu na vida daquelas avezitas inocentes. Como o tinham construído muito perto do chão, um bicharoco qualquer comeu os dois pequeninos ovos e desfez cruelmente aquele ninho de amor.
Aqui está uma certa explicação para os casais humanos que se enamoram e decidem construir o seu lar para essa vida sonhada. Mas alguns constroem o seu lar muito perto da terra: pensando acima de tudo nas coisas materiais: no luxo de móveis e decorações, no modelo de vestidos e na variedade de ementas de lautos banquetes. Um ninho demasiadamente frágil, como casas construídas sobre a areia, que uma ventania inesperada destrói facilmente.
Um ninho – um lar – longe do céu é mais atingível pelas garras das tentações terrenas da vaidade, do orgulho, da infidelidade.
Mas, se o casal tiver o cuidado de construir o seu sonho de amor bem alto, nos braços dos valores espirituais, construirá um sonho de verdadeira felicidade, como casa construída sobre a rocha.
Mário Salgueirinho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.