terça-feira, 9 de outubro de 2007

O maior recinto público fechado do país

A nova Igreja da Santíssima Trindade vai ser inaugurada sexta-feira em Fátima pelo cardeal Tarcísio Bertone.

Sonhada há já 30 anos, a nova igreja da Santíssima Trindade será o maior recinto público fechado do país. Tem forma circular, com 125 metros de diâmetro, e é sustentada por um grande pilar que suporta toda a cobertura e evita colunas no interior do templo. O projecto, desenhado pelo arquitecto greco-ortodoxo Alexandros N. Tombazis, combina a luz e a tecnologia, procurando respeitar a atmosfera de Fátima.

Com um volume de quase 130 000 metros cúbicos e uma altura média de 15 metros (a altura exterior ultrapassa levemente a actual colunata, permanecendo a torre da Basílica como o elemento dominante), a nova igreja de Fátima tem uma nave central de nove mil lugares sentados, configurada para duas capacidades diferentes: um primeiro espaço para 3175 pessoas, separado por um biombo, poder ser completamente aberto em caso de necessidade.

O edifício tem 13 portas: 12 laterais dedicadas aos Apóstolos, em bronze, e a porta central, de 64 metros quadrados, consagrada a Cristo, com simbologia teológica trinitária.

A chamada "zona da reconciliação", junto à entrada do lado sul, é um local privilegiado para a confissão sacramental e a reflexão. Uma rampa assegura o acesso alternativo às escadas.

A “zona da reconciliação” é composta por uma área para peregrinos portugueses, com salão-capela de 600 lugares sentados e 32 gabinetes/confessionários, e outra área para peregrinos estrangeiros, com 2 capelas de 120 lugares cada e 32 gabinetes/confessionários.

Um espaço será reservado para o Lausperenne (Adoração Eucarística), que assim deixa a capela junto à colunata sul.

2 comentários:

  1. Realmente uma grande obra...na minha humilde opinião, um desperdicio. Tantos milhares de euros gastos,tanta miséria no mundo... era mesmo necessário? Que estará nossa Sra. de Fátima a pensar?
    Tanto betão, como era belo ver a velha azinheira rodeada de verdes, campo, algo simples e belo como a simples mensagem que nossa Mãe nos deixou...
    Arlete Ribeiro

    ResponderEliminar
  2. Estou de acordo em tantas coisas...
    Penso que de facto era mais do agrado da Mãe que se fizessem umas tantas casas para os seus filhos que as não têm ... ou outra forma de promoção. É que temos 2 milhões à boca da pobreza!!!
    Reconheço humildemente que a Igreja está muito voltada para dentro de si, em vez de se fazer ao mundo como Cristo mandou.
    Que o senhor nos seduza e nos converta.
    Asas da Montanha

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.