terça-feira, 16 de outubro de 2007

Os falsos pedintes

Muitas vezes bateu à porta. Tecia um rosário estudado de misérias e aflições. O traje condizia com a lengalenga de sofrimentos que desfilava. Confesso que, a princípio, entrei no jogo e fui calaborando.
Alguém me alertou para a "falsa pedinte". Não me convenci logo e procurei outras informações, as que julguei de fonte fidedigna. Todos os consultados alinharam pelo mesmo diapasão: "Não precisa. É mania. Tem bastantes recursos."
Apareceu há pouco tempo, mostrando um papel. Disse-lhe que não lhe dava nada e que ela sabia por que razão. Compreendeu. Rapidamente desapareceu.

Aparecem muitos grupos a solicitar ajuda para as mais diversas causas, sobretudo relacionadas com a cura de toxicodependentes.
Certa vez, na escola - então era permitido a entrada desses grupos na escola para fazerem os seus peditórios desde que devidamente autorizados pelo órgão de gestão -, dois rapazes exibiram uns papéis e começaram a pedir a professores e funcionários no intervalo. A campainha tocara e os docentes foram para as aulas. Sala vazia e os dois moços por lá foram ficando à espera do próximo intervalo para continuarem o peditório. Como tinha furo, saí para o corredor contíguo e pus-me a ler vários comunicados afixados no placard.
Foi então que ouvi o que não esperava. Que já se tinham governado, que a colheita fora boa, que para aqueles dias já dava...
Foi há bastantes anos. Não recordo pormenores, mas não esqueço a mensagem. Daí para cá tenho muita dificuldade em acolher e colaborar com este tipo de grupos. Fico sempre com alguns problemas interiores, mas a resposta que espontaneamente me ocorre é "não".
Ah! Desde há vários anos, peditórios deste género são proibidos nas escolas. E aqui penso que quem decidiu, decidiu bem.

1 comentário:

  1. Concordo plenamente com o que está a dizer aqui. Eu tb sinto mt vezes remorsos por não dar nada mas prefiro ajudar quem eu realmente vejo que necessita. Se estou a cometer algum pecado, que Deus me perdoe.
    Adoro o Blogger...
    Quantos aquela imagem do nosso Primeiro ministro, sinceramente, só vem estragar um pouco o blog ele nao presta.
    Abraços...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.