segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Será a ciência contrária à Fé?

Há quem diga que os cientistas não acreditam em Deus. Só os desinformados, ou de má fé, podem dizer isto. Há muita gente que quer dar a entender que "todas" as pessoas inteligentes e esclarecidas não aderem aos "mitos" religiosos; e que os cientistas, "homens especiais", concluíram pela ciência que Deus não existe. Mas o contrário é que é verdade. Grandes cientistas foram também grandes crentes como veremos a seguir.

Isaac Newton (1642-1727), fundador da física clássica e descobridor da lei da gravidade deixou escrito: «O que sabemos é apenas uma gota, o que ignoramos é um imenso oceano. A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isto fica sendo a minha última e mais elevada descoberta".

Alessandro Volta (1745-1827), físico italiano, descobridor da pilha eléctrica e inventor, cujo nome deu origem ao termo voltagem: "Submeti a um estudo profundo as verdades fundamentais da fé, e […] deste modo encontrei eloquentes testemunhos que tornam a religião acreditável a quem use apenas a sua razão".

André Marie Ampère (1755-1836), físico e matemático francês, descobridor da lei fundamental da electrodinâmica, cujo nome deu origem ao termo amperagem: "A mais persuasiva demonstração da existência de Deus depreende-se da evidente harmonia daqueles meios que asseguram a ordem do universo e pelos quais os seres vivos encontram no seu organismo tudo aquilo de que precisam para a sua subsistência, a sua reprodução e o desenvolvimento das suas virtualidades físicas e espirituais".

Carl Jung (1875-1961), suíço, um dos fundadores da psicanálise: "Entre todos os meus pacientes na segunda metade da vida, isto é, tendo mais de 35 anos, não houve um só cujo problema mais profundo não fosse constituído pela questão da sua atitude religiosa. Todos, em última instância, estavam doentes por terem perdido aquilo que uma religião viva sempre deu aos seus adeptos, e nenhum se curou realmente sem recobrar a atitude religiosa que lhe fosse própria".

Von Braun (1912-1977), físico alemão radicado nos Estados Unidos e naturalizado norte-americano, principal director técnico dos programas da NASA (Explorer, Saturno e Apolo), que culminaram com a chegada do homem à lua: "Quanto mais compreendemos a complexidade da estrutura atómica, a natureza da vida ou o caminho das galáxias, tanto mais encontramos razões novas para nos assombrarmos diante dos esplendores da criação divina".
In O Amigo do Povo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.