terça-feira, 16 de outubro de 2007

Uma causa e prioridade nacional

17 de Outubro: Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

A Rede Europeia Anti-Pobreza / Portugal (REAPN) aponta a pobreza como “uma enorme injustiça social e a sua não erradicação é uma clara violação dos mais básicos direitos humanos”. A situação de pessoas expostas a situações de pobrezanão é nem ética, nem politicamente aceitável”.

78 milhões de pessoas, na União Europeia vivem em risco de pobreza. Em Portugal, segundo dados do Eurostat, no ano de 2005, a taxa de pobreza atingia 20% da população portuguesa - 1 em cada 5 portugueses. Entre as populações mais vulneráveis encontram-se a população infantil e idosa. Números que encerram “dramas pessoais e familiares”, reveladores do muito por fazer para a concretização do objectivo de erradicar a pobreza.


A REAPN aponta a necessidade de transformar a luta contra a pobreza “numa causa e prioridade nacional”. Uma campanha de sensibilização da opinião pública, deveria ser desenvolvida “envolvendo todos, particularmente aqueles que directamente experienciam situações de pobreza e exclusão social”.

Chamando a atenção para “planos, medidas e políticas que não se tem demonstrado suficientemente capazes de fazer face aos fenómenos de pobreza em Portugal”, a REAPN pede a definição “verdadeira” do Programa Nacional de Combate à Pobreza, com a “obrigatória participação da sociedade civil”.

A REAPN pede que a Assembleia da República se transforme num órgão “mais activo e desenvolva uma particular atenção em relação à luta contra a pobreza”. Para isso afirma, que este órgão de soberania deveria “promover anualmente um grande debate sobre este tema”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.