sábado, 28 de abril de 2007

Mais de dois mil trabalhadores escravizados em La Rioja

São contas da justiça espanhola: perto de duas mil pessoas estão a ser exploradas na região espanhola de La Rioja, vítimas de uma autêntica escravatura. A maior parte dos trabalhadores são portugueses.

Ainda no mês passado as autoridades espanholas conseguiram libertar na mesma região 91 trabalhadores, a maioria portugueses. Na altura, 17 exploradores foram detidos, dos quais 13 tinham bilhete de identidade português.

O procurador-chefe do Tribunal Superior de Justiça de La Rioja (TSJR), Juan Calparsoro, apresentou os dados numa conferência de imprensa de divulgação dos dados do ano passado da Procuradoria de La Rioja (Memória da Procuradoria 2006), explicando que continua em curso uma investigação detalhada para clarificar dados sobre o tráfico ilegal de imigrantes e o abuso de pessoas com fins laborais.


O responsável acrescentou que foram já detectadas várias situações da captação de portugueses muito pobres, com problemas de droga e até deficiências físicas e mentais que estão a trabalhar em condições praticamente de escravatura.

O responsável judicial explicou que o assunto foi já analisado em reuniões entre as autoridades espanholas e portuguesas.

No caso mais recente, em Março, uma operação da Guarda Civil espanhola em várias localidades da região de Rioja conseguiu «libertar de um regime de escravatura encoberta» 91 trabalhadores, a maioria portugueses, detendo 17 exploradores dos operários, 13 destes portugueses.Operações idênticas foram levadas a cabo em 2006 e 2005, com dezenas de detidos.
TSF- 27 de Abril 07

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.