quarta-feira, 25 de abril de 2007

Momentos felizes

PARTILHAR O PÃO, PARTILHAR A AMIZADE

O P.e Costa Pinto convidou os sacerdotes deste arciprestado para uma refeição em casa de sua irmã, em Viseu. É aí que ele agora reside.
Eu e os colegas Matias, Armindo e Víctor lá fomos. Pena que os colegas Ramos e Seixeira, por motivos pastorais, não tenham podido ir também.
Foram momentos muitos óptimos. O P.e Costa Pinta, sua irmã e cunhado receberam-nos com imensa simpatia, ofereceram-nos uma agradabilíssima refeição e partilhamos experiências, boa disposição e casos da vida.
O lugar onde vivem é muito bonito, sossegado e com boas condições. Parabéns!
O meu agradecimento ao senhor "patriarca", sua irmã e cunhado pela maneira familiar, acolhedora e fraterna como nos trataram.

A INICIATIVA PRIVADA RECUPERA MONUMENTO

A Capela da Senhora de Nazaré, do Morgadio de Cravaz, propriedade de D. Fina, encontrava-se em mau estado de conservação. É um pequeno templo barroco muito interessante, não só a nível de talha dourada, como de pintura e azulejaria.
D. Fina e sua família deitaram mãos à obra e fizeram obras de beneficiação e de restauro. Durante vários meses, técnicos realizam competentemente o trabalho. O melhor que se pode dizer é aquilo que ouvimos alguém hoje referir: "Parece que está na mesma!" De facto, nestas obras o importante é conservar, restaurar. Não modificar. Está uma maravilha!
Às vezes dá a impressão que queremos que o Estado faça tudo. Somos uns estadodependentes. Ora aqui está como a iniciativa privada é capaz de se mobilizar para preservar o património. E não são nada baratas estas obras!
Parabéns à proprietária e sua família por possibilitarem que chegue às gerações futuras este pequeno, mas belo monumento.
Hoje foi a inauguração do monumento. Presidiu à Eucaristia o P.e João Carlos, do Seminário de Lamego, que se fez acompanhar por um seminarista. Estiveram também presentes o Pároco, o P.e Matias, o Diác. Amorim (pertence à família da capela), as irmãs, os artistas, a família e convidados. A cerimónia decorreu com dignidade e o presidente da assembleia comunicou-nos uma palavra oportuna sobre S. Marcos e sobre as vocações. O Pároco expressou a sua alegria pelo restauro da capela e felicitou a família.
Obrigado, D. Fina, pela cedência ao seu povo desta capela para os actos de culto. Sempre o faz com enorme disponibilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.