sexta-feira, 20 de abril de 2007

CENTRO PAROQUIAL: sonho, necessidade e imperativo


O Centro Paroquial Santa Helena da Cruz resultará da reconstrução e ampliação da Casa da Fonte (logo por trás da Igreja). Por se encontrar em área sujeita ao parecer vinculativo do IPPAR, o Estudo Prévio foi analisado por este organismo, tendo dele recebido parecer favorável em 24 de Outubro de 2005. Visto tratar-se de uma obra da Igreja, precisou também do parecer favorável da Diocese de Lamego, o que aconteceu em Dezembro de 2005. Tendo em vista o protocolo assinado em 17-2-02, visando a comparticipação estatal, foi aprovado o Estudo Prévio pela CCDR em 28 de Fevereiro de 2006, com a indicação de algumas "pequenas alterações". Aceites estas, houve que fazer o Projecto de Execução, que teremos que entregar na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).

Hoje, foi-me entregue este Projecto, que meti na Câmara, seguindo agora os trâmites normais.O processo leva o seu tempo. Estamos todos desejosos por começar, mas não podemos "pôr o carro à frente dos bois"…

Esta parte dos "papéis e das burocracias" é a mais complicada. Ninguém se apercebe do trabalho, canseiras e ansiedade que gera. E depois ainda se ouve: "As obras não abançam por culpa do padre!" Enfim, é "comer" de todos os lados.

O Centro Paroquial é aqui uma enorme necessidade. Temos 350 catequizandos, grupo de jovens, escuteiros, GASPTA, irmandades, associações, reuniões várias... mas não temos instalações! É preciso andar com "um chapéu" na mão a pedir que nos emprestem uma salinha para a catequese...

É um sonho. Não vejo a hora de poder começar. E a comunidade também. Penso que ficará um belo e acolhedor espaço, mesmo ao pé da Igreja, com salas para catequese e reuniões, zonas para a juventude, estacionamento, local de encontro, de formação e de convívio das famílias.

Coloco no Coração de Deus este sonho.Que o Espírito ilumine os decisores e anime toda a comunidade à volta deste projecto que se quer unificador.

Um obrigado ao Engº Américo por todo o empenho. Saúdo também os outros técnicos que têm colaborado, bem como o Conselho Económico.

1 comentário:

  1. Parabens!
    O Centro Paroquial é uma obra urgente.
    Realmente as pessoas não imaginam todo um trabalho e borucracia que está por detrás de uma obra com esta envergadura.Graças a Deus o pior já passou e muito temos a agradecer a várias pessoas e a uma em especial, o nosso Pároco.
    Bem haja.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.