quinta-feira, 21 de outubro de 2010

"Para mim, não valeis rigorosamente nada!"

Diante de uma turma do sétimo ano hoje chorei. Fraqueza ou erro, entendam como quiserem, mas a verdade é que não me contive. Uma turma de betinhos, armados em sabichões e feitos gozões, do género, ninguém nos pode tocar!Já desisti de levantar a voz, não adianta e só dou cabo dela. Cruzei os braços e esperei que um ou outro desse conta e me ajudasse instintivamente a chegar ao silêncio na sala de aula. Perguntei-lhes então:

- Já alguém vos disse que sois inteligentes?
E eles, todos gabarolas, responderam:
- Já, professora, já muita gente nos disse isso.
- Muito bem!Também eu digo que sois inteligentes. Mas sabeis uma coisa? Para mim, não valeis rigorosamente nada!
A minha voz já embargava e eles sentiram-se ofendidos. A intenção era obviamente inquietá-los(não considero que ninguém valha nada). Mas a custo,continuei.
- Não valeis nada, porque sois nada! Tendes boas notas, mas no coração só tendes ambição da má, não sois companheiros, não respeitais o trabalho dos outros e acima de tudo, não sabeis estar nem ser. Tenho medo da minha velhice(e as lágrimas caíram mesmo aqui), porque não vejo quem possa cuidar de mim. Estais a construir uma personalidade do "eu" e portanto eu não posso esperar nada de vós.E pior, é que eu vou ser apontada como uma das pessoas que vos teve na mão e não fez nada. É assim que a sociedade vai olhar todos os que ousaram educar-vos.
Expliquei-lhes que eles eram apenas um número pequeno dos muitos jovens que vão ser o futuro, mas que poderiam fazer a diferença. Bastava quererem, mas aí é que está a questão! Não têm bases, constroem personalidade na base do que é visível e louvável diante de uma sociedade materialista, individualista e capitalista!
A aula terminou em silêncio! Peço desculpa a todos que me lêem pelo erro pedagógico e pelo sentimentalismo, mas caramba, isto dói!

(Comentário feito neste blog e colocado aqui como post com autorização de quem o fez)

5 comentários:

  1. Sinal dos tempos... e do estado a que "isto" chegou...
    Políticas insensatas, levadas a cabo por incompetentes, medíocres e gente mal formada... teria de, inexoravelmente, dar "nisto"...!
    E agora, como dar a volta...?!

    ResponderEliminar
  2. Este comentário só me faz acreditar cada vez mais que tenho razão...Muito mais que uma crise económica, a crise que vivemos é de VALORES... Se "todos" fossem menos supérfulos talvez tudo corresse melhor!!!
    Pior que tudo isto é ainda o facto de não sermos capazes de mudar e ser esta a herança que "vamos" passar aos "nossos" filhos...
    É pena...espero que ainda haja alguém com capacidade pra mudar isto...

    Fábio Nogueira

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela presença amiga de ambos e pelo comentário.
    Na verdade, este testemunho real de alguém que chora na aula em virtude da "não-postura" dos alunos e de tudo o que isso significa em termos de presente e de futuro, é significativo e devia levar-nos a pensar e a mudar!

    ResponderEliminar
  4. Apenas uma pequena observação(construtiva) ao comentário do Fábio Nogueira: esta não vai ser a "herança" que vou passar aos meus filhos se os tiver, esta não vai ser a "herança" que vou deixar aos alunos que por mim passarem e que se lembrarem de mim mais tarde, ainda que seja só pelas lágrimas. Qualquer herança que se deixe é o que construimos e o que ganhamos ao longo da vida, logo se eu construir bem,se eu souber ser bem, se eu souber estar bem,ainda que para isso muitos não estejam sensíveis, a minha herança não pode nem vai ser a "herança malfadada", uma espécie de herança cheia de dívidas.Não posso nem vou acreditar que não podemos mudar. Posso chorar, mas calar, ninguém me cala!

    ResponderEliminar
  5. Caro anónimo e Caro Fábio,
    a destruição da Família - perpetrada a nível mundial por forças obscuras que pretendem impor um governo único, global, para, assim, poderem escravizar a Humanidade - passa, em simultâneo, pela destruição da Escola com os valores tradicionais que conhecemos e que foram, desde sempre, o suporte da vida em família e em sociedade. Passa também pela tentativa de calar a voz da Igreja Católica - a única instituição que se consegue opor a tais desmandos -, através de mentiras insidiosas e perversas.
    Essa gente sinistra - Illuminati, clube de Bilderberg, maçonaria... - tem os seus testas-de-ferro infiltrados em todos os países, a preparar-lhes o terreno para esse assalto ao poder. A estratégia é atacar os valores fundamentais da família e da religião. Que é senão a promoção e o incentivo descarado e vergonhoso ao aborto? É evidente que os grandes "aliados" de tais políticas são os grupos de "esquerda", sempre ávidos do choque e da fractura… Por vezes, farão o papel de ingénuos e imbecis úteis…

    Essas forças ocultas e diabólicas lançam a confusão, apregoando "valores" que são contra-valores, promovendo ideias abstrusas, sem sentido, para perturbarem os espíritos sãos.

    Há que estar muito atentos a tais manobras, procurando interpretar, à nascença, o que está por detrás de algumas "medidas" postas em execução, com a aparência de inofensivas, ou até, bondosas…
    Veja-se o recente caso dos agrupamentos de escolas. O que se pretende com isto? Racionalizar esforços …ajudar os alunos…? Claro que não. A ideia fulcral é retirar os filhos à influência dos pais, para serem "catequizados", durante longos e longos dias, nas escolas por comissários políticos, que lhes irão incutir contra-valores!
    Não nos deixemos enganar!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.