sábado, 30 de outubro de 2010

600 mil idosos com fome

São 30,7% os idosos que têm baixo peso e são poucos os que tomam suplementos alimentares. Ao todo são cerca de 600 mil idosos em Portugal que estão abaixo do peso que deviam ter, revela um estudo apresentado no Dia Mundial da Alimentação.
"O isolamento social leva a este tipo de situações. Quanto mais sozinhos estão, menos comem e mais dependentes se tornam. Se não tiverem uma alimentação adequada, os tratamentos são mais lentos e não têm o mesmo alcance. Há um aumento de mortalidade e de morbilidade", diz Graça Raimundo, presidente da Associação Portuguesa de Dietistas.

Dificuldades económicas em alguns casos, noutros falta de apetite levam esta gente a uma fraca alimentação. A situação torna-se ainda mais grave nos que estão doentes. Em 2008, 53% dos idosos que precisavam tinham acesso a suplementos. O número caiu para 27% no ano passado e este ano continuou a baixar para os 21%. "A diminuição do consumo deve-se em grande parte à crise económica. Os suplementos têm custos que algumas pessoas não conseguem suportar", diz Graça Raimundo.

In O Amigo do Povo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.