domingo, 10 de outubro de 2010

Um Mundo melhor

Uma das nossas preocupações deve ser trabalhar por um mundo melhor, para que todos sejam felizes em maior ou menor grau: melhorar o nosso mundo familiar, o nosso mundo profissional, o nosso mundo social. Há coisas simples, ao nosso alcance, que podem transformar um pouco o mundo. Eis um exemplo.

Certo escritor passava serenamente as suas férias numa pequena praia. Todas as manhãs passeava um pouco junto ao mar. Depois voltava para casa para continuar os seus escritos.

Um dia, viu ao longe um rapaz que se baixava, apanhava qualquer coisa e atirava ao mar. Aproximou-se e viu que o jovem apanhava estrelas-do-mar no areal quente e atirava-as à água para não morrerem ressequidas pelo sol ardente. - Por que fazes isso? - Perguntou o escritor.

- Salvo estas estrelas-do-mar que o calor do sol mata.

- Mas não vale a pena. Não vês nesses quilómetros de areia as centenas de estrelas que morrem?

- É verdade, disse o moço, agarrando uma estrela e lançando-a ao oceano. Mas esta já não morre!

O escritor regressou a casa pensativo naquela resposta do jovem. Durante a noite continuou a pensar. No dia seguinte voltou à praia, onde estava o jovem generoso. Associou-se a ele salvando estrelas-do-mar.

No mundo que nos rodeia, há tantas estrelas-do-mar que morrem ressequidas pela fome, pela doença, pela indiferença. Um pequeno gesto nosso, um pouco de generosidade, pode salvar vidas.

É verdade que pelo mundo fora há tanta “estrela” lutando pela vida; pela felicidade a que têm direito.

Há também muita gente extraordinária – cristã e não cristã – que luta pela felicidade dos outros: por um mundo sem carências do essencial, um reino de paz, de alegria, de esperança e de amor fraterno.
Mário Salgueirinho

1 comentário:

  1. Este Verão li um livro(que não me cativou muito) "O Verão das Nossas Vidas" de Luanne Rice, e nele também tinha uma personagem, um rapaz, que consumia drogas, acusado de ter deixado a avó morrer porque estava drogado e olhado de lado pelos vizinhos. Esse rapaz também salvava estrelas do mar...e sabia de um sítio onde existiam cavalos marinhos. :)
    Beijinho sereno
    Ana Patrícia

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.