segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Partiste há um ano, mas nunca nos separámos

Há um ano partiste para os braços do Pai.
Exactamente como naquele momento fatídico em que o telemóvel me dava a informação, também o faço hoje do mais fundo da minha alma: "Obrigado, Senhor, pela mãe extraordinária que me deste. Bem-hajas, Pai Santo!"
Há tempos, uma das minhas irmãs contou a conversa que manteve com minha mãe poucos dias antes da sua partida. Com a serenidade que a caracterizava, dizia que Deus a podia vir buscar, que tivesse piedade dos seus pecados e a levasse por esmola para junto d'Ele.
Minha irmã então perguntou-lhe:
- E que vai dizer a Deus quando chegar ao pé d'Ele?
Minha mãe suspirou e acrescentou que Lhe agradeceria muiiiiiiito a vida linda que lhe deu.

Minha mãe trabalhou loucamente, sofreu muito, apesar de tudo sentia que tinha tido uma vida linda e queria agradecê-la e louvar a Deus.
Sim, uma vida linda! Porque viveu para os outros. Sempre.
No coração agradecido dos teus filhos, permanecerá o perfume suave da tua doação. E as pegadas do teu serviço amoroso, humilde e desprendido serão em nós inapagáveis.
Por tudo e por tanto, bem-hajas, mãe! Nunca estiveste tão perto como agora. Maravilha do Amor de Deus. Nos braços do Pai, estás pertinho de nós. Vives no nosso coração até ao dia em que a misericórdia divina nos associar a todos no abraço eterno, louvante e feliz.

Vou partir daqui a nada para a minha terra natal. Quero estar com meu pai e meus irmãos, visitar o cemitério e depois presidir à Eucaristia por minha mãe.

Que conselho me daria a minha mãe?
Olá mãe,
Hoje fiquei paralisado frente a um girassol que encontrei à porta da florista, bem perto da do meu escritório.
Fiquei por lá, não sei precisar os minutos, a ver-te ...naquela flor.
Como sempre te vi, ao longo dos anos.
Foste muito mais do que uma mãe.
Por isso continuas a ser a minha guia, a minha inspiração, a força que tantas vezes me aspira para a vida.
Todos os dias penso em ti.
Olho para a fotografia que coloquei no meu quarto.
Em cada manhã e sempre antes de me deitar.
Nela revejo a tua presença, a segurança do teu sorriso tímido mas aconchegador.
Sei que agora descansas, que estás bem, em Deus.
Procuro não ser “piegas” nem saudosista, certo de que nos voltaremos a encontrar.
Até lá, faço por viver a minha vida como tu me ensinaste, com o exemplo.
Educo os meus filhos contigo no pensamento.
Em cada decisão importante na minha vida, penso: que conselho me daria a minha mãe?
Mantenho-te viva,
Porque preciso de ti.
Beijos,
Nuno

PS: não sei se reparaste, mas comprei o girassol. Vou plantá-lo num vaso lá em casa.

1 comentário:

  1. uma mãe é tudo neste mundo. afinal é a ela que lhe é concedido o dom de nos dar a vida, e depois a obrigação de nos educar. a nós filhos, cabe-nos saber respeita-la, dar-lhe carinho, e saber agradecer-lhe tudo o que ela faz para nos ver felizes...quantas não tiram o pão da sua boca para dar aos filhos...quantas não seriam capazes de morrer para que não ver sofrer os filhos...enfim, o coração duma mae é mar imenso de amor, ternura e carinho....
    tenho a certeza que a sua está junto de deus, eternamente feliz por ter conseguido fazer dos filhos pessoas exemplelares, que vivem para o bem dos outros...estará a orar por todos nós, concerteza....

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.