segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Família realiza o seu encontro anual em Santa Helena


Telefonara-me em fins de Julho. Mons Bouça Pires, Pároco de Cambres, mas natural de Alhais (Vila Nova de Paiva) pretendia realizar o encontro familiar anual em Santa Helena e convidava-me para a Eucaristia e a refeição subsequente.
Mais de cem pessoas. Quando cheguei, Mons Bouça Pires ensaiava os cânticos para a Eucaristia. Por deferência sua, quis que fosse eu a presidir à mesma. Ele fez a homilia e, no fim, apresentei uma breve exposição sobre o templo, Santa Helena, a Serra e o panorama paisagístico.
Depois dirigimo-nos para o parque de merendas onde teve lugar a refeição fraterna que decorreu em ambiente de sã alegria e marcante partilha.
Após o cafezinho, a família Bouça continuou o seu convívio no parque, seguindo depois para São João de Tarouca.
Apesar do calor intenso que se sentia no vale, lá em cima corria aquela brisazinha agradável que tornava ainda mais sublime a nossa Serra.
Pessoas que nunca ali tinham ido, revelaram a sua admiração. Elogiaram não só a limpeza e estruturação do espaço, mas sobretudo a beleza panorâmica que dali se desfruta.
Na pessoa do sr. Beto Roque, que tudo preparou e sempre nos acompanhou, agradeço ao Conselho Económico.

Fico sempre contente quando grupos pretendem passar por Santa Helena, ali querem rezar, partilhar e sentir a beleza única daquele espaço-maravilha. Gosto de sentir esta comunidade tarouquense aberta e hospaleira. A todos os que vêm por bem.
Hoje o egoísmo e a dispersão atingem fortemente a família. Para muitos, esta reduz-se ao pai, à mãe, aos filhos. Os avós já não têm lugar em alguns lares. Primos, teus, sobrinhos... são meros conhecidos quando o são...
Por isso, são louváveis iniciativas como a de esta família. Destina um dia no ano para estarem todos juntos, partilhando, confraternizando, rezando, saboreando o encantamento de se sentirem família.
Confesso que já pensei muitas vezes numa iniciativa destas, mas ainda não a pude colocar em prática. Mas não desistirei.
E você? Já pensou em reunir toda a sua família, pelo menos uma vez no ano? É que se lhe toma gosto, depois não desistirá.

5 comentários:

  1. A minha família faz um encontro anual. Este ano foi em Santiago de Compostela. Mais cerca de 90 pessoas.
    Agora tem de se pensar em locais pro ano... eu gostava que fosse em Portugal... mas onde??

    Red Angel

    ResponderEliminar
  2. Amigo, o que não faltam em Portugal são lugares bonitos para encontros!
    Só para falar nestas zonas: Remédios (lamego), Santa Helena - Tarouca, Senhora da Lapa, São Macário (perto da Régua), Foz-Côa, etc.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelas dicas!
    Ahhhh... caso queira fazer um passeio com a sua família devo dizer-lhe que a Região de Paredes, Paços Ferreira e Penafiel são excelente: bons vinhos, bons queijos, bons chouriços presuntos..., locais lindíssimos como as igrejas românicas de Vilela, Ferreira, Mosteiro de Cête, Sameiro... ruínas romanas e celtas...
    Enfim, "enes" motivos.

    Red Angel

    ResponderEliminar
  4. Eu também adoraria juntar a minha famìlia... tenho a minha irma mais velha que està no Brasil que jà nao vejo à 10 anos, a minha outra irma tà na Alemanha jà nao vejo a 4... tenho sobrinhos que nao conheço.
    Mas tenho a certeza que seria uma alegria muito grande para os meus Pais(e nao sò)verem a famìlia reunida... Quem sabe um dia!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Força, Ana! Não desistas da ideia. Pode não ser no imediato, mas quando puderes, não percas a ocasião.
    Família junta, família reforçada!
    Beijinho

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.