domingo, 2 de agosto de 2009

Parecem bandos de pardais...

São os reis da noite. Pululam pelas ruas, pelos cafés, pelos bares, muitos e muitos deles com o copo na mão.
Prolongam a noite até à tarde, prolongam o dia até às tantas da manhã. A juventude das horas trocadas.
De manhã raramente se vêm na praia. Aparecem já tarde entradota, ainda com vestígios de ressaca.
A noite fascina-os, transfigura-os, empolga-os. Então vagueiam em bandos pelas artérias mais movimentadas. Umas vezes rindo, brincando, algazarrando; outras em passo apressando, saltitando de bar em bar em busca de música mais alta, mais forte, mais pesada. Amontoam-se junto ao balcão, nas mesas interiores ou nos espaços exteriores dos bares. Na companhia de bebidas fortes que os estimulam e excitam.
Se lhes tiram o copo e a música arrebenta-tímpanos, já não sabem o que fazer.
Há anos, era comum ver grupos de jovens nos areais da praia à noite em volta de uma viola, cantando, brincando, fazendo festa. Este ano não vi. Fiquei com pena. Parece que cada vez mais os jovens consomem festa, mas não fazem festa.

3 comentários:

  1. boas...
    texto muito pertinente. ate me levou a escrever mais algumas linhas sobre este assunto ou relacionado com este. no entanto deixo parte daquilo k move os jovens a beber: beber para deixar de ser tímido!
    Esta foi umas das principais razoes lançadas à discussão aquando numa reunião com jovens.
    O álcool é o escape à timidez... mas não a uma ida ao hospital.

    Sei que todos gostam de experimentar... e isso também é positivo.. por isso, se queres beber fá-lo junto de alguém de confiança e que saiba detectar quando apenas inibiste a timidez e não ultrapasses a euforia.

    ResponderEliminar
  2. Olá...
    Realmente parecem bandos de pardais, primeiramente qualquer coisa servia para que nos divertisse-mos, arranjavamos uma desculpa para nos encontrar-mos e vinha a diversão, hoje com as novas tecnologias ja não há as desculpas pois vimo-nos a casa instante virtualmente e não sentimos a necessidade de nos encontrarmos pessoalmente, quando se faz como as conversas do dia a dia ja foram debatidas vai-se para um bar e bebe-se, será para se libertar da timidez? Será para esquecer algo? Ou será beber por beber? As vezes digo quem me dera voltar a tras e reviver as minhas alegrias de juventude em que tura era mais puro e mais divertido...
    Como diz a musica... "Ó tempo volta para traz..."
    Saudações Atentas...

    ResponderEliminar
  3. :)Ó Fernando, quem te ler fica a pensar que a tua juventude já lá vai há muito tempo...:)
    De facto, os jovens bebem por muitas e diversas razões, à de perder a timidez eu acrescento a de ganhar estatuto! Sim, porque quem não participa desse consumismo de festa é que é anormal, é que é extra-sociedade! Aqui há uns tempos encontrei-me com um amigo de escola que já não via há imenso tempo. Duas pessoas da mesma idade completamente distintas, com pontos de vista bem opostos. Obviamente que as diferenças se devem aceitar e até conseguimos ter uma conversa decente, mas eu é que fiquei como a "exilada" da sociedade!!! Eu que não vou muito na ideia da existência de vida noutros planetas, é aqui nestas alturas em que isso me parece mais viável, porque de facto, devo ser de outro planeta!!!! :) Ah, mas deixem-me dizer que, mesmo assim, o meu amigo não aufere de um estatuto mais privilegiado e/ou diferenciado do meu, porque em primeiro lugar, nem eu sou mais nem ele é menos, e em segundo lugar, descobri-lhe um sentimento que ele me confirmou depois: não é feliz!!!
    Beijinho***

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.