terça-feira, 4 de agosto de 2009

Atenção ao Esoterismo!

Esoterismo é o nome genérico que designa um conjunto de tradições e interpretações filosóficas das doutrinas e religiões que buscam desvendar seu sentido oculto. O esoterismo é o termo para as doutrinas cujos princípios e conhecimentos não podem ou não devem ser "vulgarizados", sendo comunicados a um restrito número de discípulos escolhidos. (Wikipédia)

É um dos perigos das novas tecnologias.
Os jovens lidam com muita facilidade com as novas tecnologias. Se isso é bom, não os deixa livres das armadilhas esotéricas, entre outras.
Funcionando o esoterismo em circuito fechado, só têm acesso a estas correntes certas pessoas que o grupo entende serem mais facilmente manobráveis. Muitos dos conteúdos esotéricos estão protegidos por palavras-passe, fortemente controladas e constantemente mudadas para proteger o seu sigilo.
Uma vez dentro da teia, os jovens são moldados e moldam-se conforme essas teorias, com consequências tantas vezes trágicas.

Muito cuidado quando um jovem se fecha muito dentro do seu escritório à volta do computador. Algo poderá estar a acontecer com possíveis consequências trágicas.
Os jovens precisam de conviver uns com os outros e com os adultos, isso é fundamental para o seu amadurecimento, a descoberta do sentido da vida, a estruturação da personalidade. Um jovem que não convive, se fecha e gravita à volta do seu computador, está a dar um possível sinal de perigo. Alerta, pais!

Os pais estão mais ou menos sensibilizados para a desgraça que representam para os seus filhos "as más companhias", mas estão ainda muito pouco atentos às novas más companhias, que são as novas tecnologias.
Nem umas, nem outras. Mas lembremos todos: uma juventude sadia precisa de conviver.
Um pai dizia há dias que preferia que o seu filho cometesse alguns excessos através do convívio do que vê-lo muito fechado em casa. Segundo ele, a gente nova, quando apoiada pela família, pode aprender muito com alguns excessos cometidos, porque o fazem à sua custa.

Satanismo, movimentos neo-nazis, filosofias orientais misturadas com religiões... estão na moda entre alguns jovens. São um perigo que não podemos descurar. A Internet ajuda a ligar os membros do grupo fechado....

3 comentários:

  1. Tudo isso é verdade, já passei pela infelicidade de perder um amigo,que se suicidou!
    É verdade,andava sempre só, fechava-se horas no PC, ou visitava cemitérios,ou velórios.
    Tantas vezes o tirei desses exageros, mas sabia que mais tarde ou cedo, um terrivel desastre ia acontecer, até porque arranjou uma namorada gótica!
    Ainda num outro post,o Sr. se empolgava contra a vida nocturna dos jovens, também estou de acordo com tudo o que seja excesso, mas nós os pais, temos de lhes dar um pouco de tudo!
    Este amigo que se suicidou , era da mesma idade da minha filha, foi levado lá para casa por ela!
    Ela ainda o chora, vai ao cemitério, vem de lá arrasada porque está ao abandono!
    Pais demasiado severos, não podem colher bons frutos, numa sociedade da forma em esta que está.
    Bom senso com conta peso e medida,seria a dose certa!
    Não tenho formulas mágicas e a minha filha só tem 21 anos,mas nunca se meteu em drogas e os amigos da turma,sim! Nunca se meteu em situações de risco, até porque sabia fugir delas. Contudo viveu e conviveu com todo o tipo de crianças! Uns mais "excentricos" outros mais ou menos normais.
    Tenho orgulho, que ela saiba distinguir o bem do mal!
    Que Deus a conserve assim!!!

    ResponderEliminar
  2. "Ainda num outro post,o Sr. se empolgava contra a vida nocturna dos jovens..."

    Lis, não me empolgava absolutamente nada. Relatei e partilheu aquilo que vi e senti. Fiz apenas uma comparação com experiências bastante recentes, em que via jovens a fazer festa na praia à volta de uma viola. Hoje vejo-os apenas como consumidores da festa, mãs não fazem festa.
    Na minha medestíssima opinião, o problema não está tanto nos jovens. Está sobretudo na família que não se assume, se demite, não é referência de valores e de posturas sérias diante da vida.

    Normalmente onde as famílias funcionam mesmo, os jovens estão saudavelmente na vida. Claro, como em tudo há excepções. E acabo de viver uma, bem amarga...

    ResponderEliminar
  3. Sei que sim,e como lhe disse, vivi uma também, um miudo de 21 anos que se enforcou numa árvore em frente à varanda onde os pais habitavam!
    Sou solidária com o que diz, no meu tempo faziamos uma roda,a fogueira no meio e "cantavamos,até que a voz doesse"!
    Mas agora é diferente, é o consumismo que os hipnotiza, não são os pais de chicote na mão que os conseguem segurar!
    Falo porque tenho uma filha a estudar direito,com 21 anos,contra todas as praxes académicas, que fez a sua escolaridade num colégio de freiras e estava fechada em casa, sem saber o risco que era viver!
    Infelizmente ou felizmente, uma das amiguinhas que ela me meteu dentro de casa,(apanha tudo o que for abandonado na rua)era uma jovem demasiado vivida e consegui fazer com que a minha filha visse o lado,que ela além de desconhecer, não queria para si!
    Sabe,posso ter muitos defeitos como toda a gente,ou até mais,mas na minha casa nunca se negou abrigo a quem precisa!
    Dou carinho, familia,só nunca lhes dei dinheiro para vicios.
    Uns ficavam agradecidos,outros iam embora!
    Mas concluindo, penso que foram algumas lições de vida,que provavelmente abriram os olhos à minha filha.
    Sabe bem o que quer e melhor o que não quer!
    Um abraço!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.