sexta-feira, 2 de maio de 2008

Os nossos jovens em acção

No Sábado passado, jovens desta comunidade participaram no Festival Diocesano da Canção Cristã Jovem em São João da Pesqueira. Não ficaram em 1º lugar, mas venceram porque participaram. Participar é vencer. Regressaram contentes e felizes, como é já timbre. Fizeram festa e souberam estar.

Logo no domingo a seguir, bem cedo, muitos deles pegaram na carrinha da paróquia e dirigiram-se à cidade da Guarda. Foram entregar à associação NASCER os frutos da campanha quaresmal que haviam promovido na paróquia. É uma associação não-estatal de atendimento, acompanhamento e alojamento de mães solteiras e/ou casadas com bebés e crianças em risco.
Estes jovens, que se bateram bravamente pelo NÃO ao aborto, são coerentes com a sua opção. Por isso continuam a defender e a proteger a vida quando ela corre risco, está mais fragilizada. Vinham felicíssimos com a experiência, com os momentos que partilharam com a pequenada, com a recepção simples e acolhedora de quem dirige a associação. Querem voltar.

Amanhã 17 jovens da comunidade partem para Fátima para a "Fátima Jovem". Sei que estão contentes por participarem nesta iniciativa. Sinto que vão gostar e que tudo vai correr bem. Muitos fazem-no pela primeira vez. Depois vão querer mais...

Como a grande maioria das acções destinadas a eles decorrem ao fim-de-semana, não me é possível acompanhá-los como gostava. Mas os jovens sabem que estou com eles, que fico feliz quando participam e sabem estar.

Hoje o mundo é uma aldeia global. Por isso não tem grande sentido prender as iniciativas jovens - e outras - dentro das paredes do nosso "quintalinho paroquial". É abrindo-se que se enriquecem; é dando e recebendo que crescem.

A Igreja é a melhor amiga dos jovens e, por consequência, das famílias. Daí que a melhor ajuda que os pais podem dar a seus filhos é encaminhá-los para a Igreja, motivá-los a participar, entusiasmá-los a crescer nos grupos paroquiais. Felizmente há pais que já descobriram isto e apoiam. Mas outros continuam a dormir...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.