segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Será Portugal um país inseguro?

Os antigos diziam que a noite é para estar em casa, porque "de noite todos os gatos são pardos". Claro que as coisas mudam e hoje a noite tem imensos adeptos. Então ao fim-de-semana, é um ver se te avias...
Há muito que se falava dos perigos da noite. A cada passo, se referiam cenas de violência, ocorridas ora nesta ora naquela casa da noite. Há meses a esta parte, paira sobre a noite de certas cidades, sobretudo no Porto, a sombra impiedosa da morte. E não se consegue ver o fim do rio de sangue...
Não estou por dentro deste novo fenómeno de violência, mas aposto que, lá no fundo, no fundo está o maldito dinheiro...

Mas a violência não se resumo só às casas da noite e às pessoas a elas ligadas. As notícias de assaltos, violências e intimidações são mais que muitas e deixam inquietos os cidadãos. Nenhum país progride em clima de medo.
O povo português, tão sobrecarregado de impostos e de limitações, tem direito a viver em segurança de pessoas e de bens. E não pode deixar de ser categórico na exigência aos governantes das melhores condições de tranquilidade e segurança. Temo que os nossos governantes, cercados de seguranças por todos os lados, nem se apercebam da real situação do país. É mesmo preocupante, senhores do governo!!!

Se fosse autarca, a minha primeira preocupação seria com a paz, tranquilidade e segurança dos munícipes. Lutaria até à exaustão, chamando a população em apoio reivindicativo se fosse preciso, para que no meu concelho ou na minha freguesia houvesse as melhores condições de segurança. Desde o combate sem tréguas aos traficantes, passando pela exigência de um contingente suficiente e presente de forças policiais, passando por outras formas de vigilância... Nesta questão, estaria e ajudaria a estar sempre alerta!

Claro que num país com 2 milhões de pobres, com um número de desempregados que não pára de crescer, sem um controle suficientemente eficaz sobre a imigração (penso eu), não é fácil estancar as raízes da violência.
Pois é, senhor Sócrates, sem em vez de tanta preocupação - e propaganda - com as novas tecnologias, se preocupasse mais com os problemas reais da população, todos ganharíamos muito mais.

E depois a destruição sistemática da família e dos valores que esta é chamada a transmitir, deixa a sociedade a saldo da malvadez de certos indivíduos. Quando é que de cima vem o exemplo e a proposta pedagógica de uma educação para os valores?

2 comentários:

  1. Em primeiro lugar quero dar-lhe os parabens pelo Blog,gostei imenso de o ler,continue assim!

    Caro Amigo,concordo inteiramente como que voce escreveu,e triste ver o nosso Pais,nas circunstancias que esta,os assassinatos na noite,ou nas gentes da noite e so a ponta de um veu assanguentado do que se passa no nosso Pais,infelizmente.Pois as auturidades nao teem mais controlo sobre essas situacoes.Em vez de ficar-mos a gastar milhoes em cimeiras,que na minha pobre ignorancia de nada vai servir,(pois a mentalidade de certos povos nao se pode mudar de um dia para o outro,e enquanto for-mos nos ocidentais em querer "gerir" os problemas dos outros,ou em certos casos sugar o que de bom teem eles,em troca de armamentos,nunca se alcansara a PAZ),porque nao investimos mais na nossa seguranca(?),porque nao pomos limites nos horarios da noite(?),ou porque nao dao formacao aos segurancas da noite(?).Na verdade,e como voce disse e bem,esta no centro de tudo isto o maldito dinheiro,por ele tudo se faz,sem ele fazer nada por nos,mas e assim mesmo,chega-mos a um ponto que de tudo se faz so para O alcansar.E depois vimos os Srs. Ministros e Companhia,todos satisfeitos,mostrando ao povo um ar de felicidade,como se estivesse-mos no Pais das maravilhas.


    Um Grande abraco para voce Caro Amigo.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pela sua colaboração, reflexão e incentivo.
    Um abraço
    Asas da Montanha

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.