domingo, 9 de dezembro de 2007

CIMEIRA DE LISBOA = ÊXITO?

Acabou hoje a Cimeira de Lisboa que juntou à mesma mesa líderes europeus e africanos. Segundo Sócrates e vários observadores, foi um êxito.
Torço para que seja mesmo. Oxalá que, a partir de agora, surja um novo olhar da Europa sobre a África, sem complexos de superioridade dos europeus, que podem quer equivaler a formas neocolonizantes. Oxalá que surja uma nova maneira de os políticos africanos encarem os seus povos, com muito menos corrupção, mais democracia, e muito, muito mais respeito pelos direitos humanos. Oxalá que a paz tenha tenha pegado de estaca. Dafur e Somália são apenas dois casos flagrantes de morte e sofrimento sem medida.
A Eupopa não pode continuar a olhar a África só pelo prisma das matérias primas baratas de que precisa, nem porventura pelo desumano comércio das armas. A África tem direito ao desenvolvimento, ao acesso aos bens, à paz.
Se faltar a solidariedade dos países ricos do ocidente para com África, orlas de famintos desse continente continuarão a cercar a Europa. É que não se pode falar de paz a estômagos vazios.
Que acima dos egoístas interesses económicos, estejam os valores humanos e humanitários.
A humanidade ou progride solidariamente ou regride.

Uma boa semana. Que cada coração, as relações internacionais e os povos se disponibilizem a deixar entrar o Deus da paz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.