quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Casos e causas...

1. Em Lisboa, Santa Apolónia e Terreiro do Paço são servidos, a partir de hoje, pelo metropolitano. Calcula-se que 20 milhões de pessoas/ano utilizarão esse meio de transporte. Muita gente terá assim mais facilidade de movimentação na azáfama lisboeta. Óptimo. Ainda por cima, dizem que as estações estão agradáveis e que a segurança é real.

2. No distrito de Viseu, a taxa de natalidade é baixa, o que quer dizer que temos cada vez mais idosos e menos crianças e jovens. A este panorama, foge o concelho de Viseu. O nosso concelho não é dos mais queixosos neste aspecto. Mas que há que incentivar a natalidade, isso é verdade.

3. Chocou-me a maneira como foram acolhidos, recebidos e tratados aqueles magrebinos que a pobreza obrigou ao abandono da sua terra em demanda de Espanha. Por contingências, aportaram no Algarve. Na época natalícia é ainda mais chocante a forma como as autoridades e muita comunicação social trataram esta realidade humana. São gente, amigos! São pobres.

4. Volta e meia surgem pessoas revoltadas e inquietas com a maneira como os hospitais (não) atendem pessoas que os procuram. Ainda há muito pouco tempo, uma pessoa da nossa zona andou de Anás para Caifás, numa dolorosa caminhada entre casa, um hospital, outro hospital... Acabou por falecer!!!
Com a saúde não se brinca, meus senhores! Especialmente quando pode desembocar nas garras da morte.
Às vezes, tenho a sensação que é épico ser português em Portugal. Mormente no interior.

5. Alguém me telefona. Feliz, acusando o toque de alguma emoção. Uma pessoa, por sinal nada abastada, mandara-lhe uma certa quantidade de dinheiro com a finalidade de apoiar pessoas muito carenciadas. A pessoa doadora sentia que o receptor tinha mais conhecimentos da realidade social para assim poder utilizar o dinheiro de forma eficaz.
Tocou-me a generosidade da pessoa pobre. Toucou-me a sensibilidade e o esmero da pessoa receptora, na sua preocupação de ser escrupulosamente fiel à vontade de quem doou.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.