terça-feira, 10 de julho de 2007

The Day After

É sempre especial o dia a seguir à Festa de Santa Helena. A descompressão, por estranho que pareça, acentua a saudade. Na sexta à noite, penso sempre: "Ah! Quem cá dera domingo à noite e que tudo corra bem!" Mas depois na segunda, volto e os últimos dias, vividos intensamente, desfilam vezes sem conta pela mente e pelo coração, carregados de sensações.
Não é fácil e o stress é muito, de modo especial para quem sofre congenitamente de ansiedade. E já são 16 anos! O problema que mais me preocupa é a feira. Eu sei que o conselho económico é espectacular na maneira como planeia, orienta e marca presença. Mas... Onde há dinheiro, calor e copos, nunca se sabe... Felizmente, tudo tem corrido bem. Depois são os mil problemas que surgem, condicionados pelo isolamente da serra. Onde há tanta gente, podem surgir - e surgem - as situações mais imprevistas e é preciso responder adequadamente. Com presença de espírito. Ele é a presença junto do conselho económico; ele é o atendimento aos pregrinos; ele é a preparação dos actos litúrgicos; ele é as confissões - dezenas de pessoas aproximam-se do Sacramento da Reconciliação -; ele é a atenção à Irmandade, à casa, até à cozinha, aos mesários, à instalação sonora, ao stress dos colaboradores.... Então este ano com o Crisma, imaginem!
Felizmente que um vasto grupo de pessoas desempenha responsavelmente diversas tarefas.
Eu sei que as pessoas requerem atenção e que muitas vezes não é possivel dar-lha. "Então, já nem liga! ... Conhece-me? ... Precisava de falar consigo... Queria marcar um casamento... ou um baptizado... " Por mais que se explique que certas situações não são para levar para aquele dia, elas aparecem.

Hoje foi um dia terrível. Reuniões na escola. Fala-se de Simplex, mas na educação parece que aumenta o complex... papéis, mais papéis, tanto papel! Com menos tempo gasto com papéis e mais tempo para as pessoas, todos lucraríamos!!! Ao meio dia, presidi à Eucaristia de acção de graças em Santa Helena e almocei lá. Voltei para a escola. De tarde tive o serviço paroquial marcado e à noite foi para a revisão de provas do jornal que tem que entrar amanhã de manhã na tipografia. E já está atrasado 8 dias, por causa de Santa Helena... E depois, parece que é nestes dias que o telefone mais toca, que mais gente me procura... Dio!!!
Estou completamente cansadito, mas sem sono. Então, olhem, massacro a paciência dos meus amigos leitores. Enquanto escrevo, desabafo, descomprimo. Mas estou feliz.
Uma boa terça-feira para todos. Façam o favor de quererem ser felizes!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.