domingo, 8 de julho de 2007

Muito obrigado!

O Senhor Bispo mais uma vez presidiu à Festa de Santa Helena. Este ano crismou, com o senhor Vigário-Geral, 112 jovens de várias paróquias. Muito Obrigado.
O senhor Cónego Melo foi o pregador da novena. Muito obrigado.
Os sacerdotes do arciprestado de Tarouca marcaram presença amiga e fraterna. Muito obrigado.
Dezenas de jovens oriundos de Cimbres, Dalvares, Gouviães, Mondim, S. João de Tarouca, S. Pedro de Tarouca e Várzea foram crismados. Felicitamo-los vivamente, bem como seus pais, padrinhos e catequistas.
Ao Conselho Económico da nossa Paróquia, sempre incansável, generoso, presente e organizador, dizemos muito obrigado, que estendemos a suas esposas e famílias.
À Irmandade de Santa Helena e seus zeladores, o nosso obrigado.
Aos novenistas, aos corais da novena e da festa, aos leitores, arranjadores dos andores, ofertantes de flores, sacristão, condutor da carrinha, cozinheiras, dizemos muito obrigado.
A todos os que tiveram gestos de amizade, de partilha e de oferta, muito obrigado.
A Todos os peregrinos, obrigado pela vossa presença, pela vossa fé, pela vossa ajuda.
A todos os que se deslocaram à serra e à GNR, o nosso obrigado. Há muitos anos que não havia uma noite de festa tão calma em Santa Helena.

Apreciei mais uma vez a postura calma, serena, crente do nosso Bispo. Tenho várias vezes a sensação que o seu silêncio fala. Gostei da homilia (talvez um bocadinho longa?), especialmente daquele momento em que se virou para os crismandos e falou com eles, olhos nos olhos. Foi claro, directo e falou-lhe como um pai na fé.

Gostei da presença do senhor Vigário Geral, Cón. Joaquim Dias Rebelo. Um velho e grande, grande amigo. Veio pela 1ª vez a Santa Helena na Festa e disse que gostou. Aqui crismou pela primeira vez e todos gostámos. Aquele bocadinho em que falámos os dois foi magnífico. Com larga experiência paroquial, compreende os párocos às mil maravilhas. Foram uns intantes de partilha pastoral, de projectos e dificuldades. Homem muito inteligente, metódico e sereno, com larga experiência de gestão no mundo escolar, estou totalmente convicto que fará um óptimo papel na vigararia geral. Torço por isso e falei do assunto a Santa Helena.

Gostei da presença dos sacerdotes. Uma Crisma interparoquial foi uma acção arciprestal, que envolveu quase todos os sacerdotes que aqui trabalham. Dois, por motivos sérios e dignos, não trouxeram jovens a este Crisma. Abração, Padres Ramos, Matias, Armindo, Zé Manel.
O Cón. Melo, pregador da novena, é uma amigo da casa. Estou-lhe grato pela amizade e pela colaboração.
O "nosso patriarca", P.e Costa Pinto, marcou presença no trabalho e na amizade. Bem-haja.

Mas senti falta de muita gente. Ninguém tira o lugar dos amigos. Ficaram lugares vazios, sobretudo na mesa da amizade. P.e Víctor e P.e Seixeira, que por razões válidas, não puderam estar presentes (as melhoras, P.e Víctor); o meu grande amigo senhor Reitor do Seminário, Cón. João António também não pôde vir (estive até ao fim da refeição com uma vista na janela a ver se chegava); O senhor Presidente da Câmara, bom amigo e confrade portista, em virtude de ter ido ao encontro dos emigrantes, dez-se represebtar por senhores vereadores. Já agora, quando é que o meu enorme amigo Adriano Alberto me faz uma visita neste dia??? Pronto, é arcipreste de Cinfães, já não liga aos pobres! Ahahahah
E muitos, muitos mais...

Quem esteve e em cheio foi a nossa juventude! Espectáculo, meus! Que festa linda. E olhem que eram miúdos à volta dos 15 anos! E aguentaram em pé cerca de 3 horas (contando o ensaio). Ambiente maravilhoso. Naqueles circuntâncias não seria possível mais.
A esta hora da noite, ainda estou trauteando algumas das vossas músicas. Também "tou bué feliz! O Espírito é fixe!"
Obrigado pelo vosso canto, pela vossa alegria, pela vossa postura. Espero que não fiqueis por aqui. Não ides ficar, pois vamos "dar-vos nas orelhas"!!! Vós e o Espírito não deixareis!

E só para terminar, quero dizer, repetindo, aquilo que disse aos meus reguilas no fim de tudo: "adoro-vos"!
Obrigado, Laidita, João Pedro, Rui, D. Alda. Não tenho palavras. Sois espectaculares. Obrigado aos outros catequistas que os acompanharam no seu percurso catequético. Obrigado, Ir Teresa e Diác Amorim.

1 comentário:

  1. Sou habitual peregrina de Santa Helena. Como sempre, também este ano gostei, mesmo muito. Então aquele coro de jovens, que maravilha...
    Na missa, o senhor bispo falou do seu blog. Foi perguntando como se chamava, até que alguém me disse: "asas da montanha". Em casa procurei na net e encontrei. E gostei. Parabéns.
    Desde sempre admirei a sua garra naquela festa. O senhor está ali, não como um funcionário mas como quem vive mesmo.
    Notei que o senhor agradeceu a muita gente, a todos nós. E via-se que o fez convencido, não por frete. Mas não vi nem dos seus superiores, nem dos colegas nem dos paroquianos uma palavra de agradecimento a si e pareu-me injusto.
    Sabe, senhor padre, as peças até se vêem funcionar e são vistas, mas o motor que faz funcionar as peças está invisível. E penso que o motor é o senhor.
    Por isso como peregrina lhe quero agradecer por tudo o que faz pela S. Helena. Penso que não estou errada, mas o senhor é daqueles que trabalha por paixão, sem estar à espera de agradecimentos. Mas é nosso dever sermos reconhecidos a quem tanto faz.
    Desculpe o que lhe vou dizer, mas deu-me a ideia pelo seu blog que o senhor é muito questionador, um bocado pra frentex, como se dizia no meu tempo de moça. Pessoalmente até gosto, mas penso que não terá vida fácil por isso...
    Que S. Helena o proteja. Obrigado por tudo.
    Uma peregrina

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.