segunda-feira, 16 de julho de 2007

As minhas 7 maravilhas

Ao encontrar-me hoje com um grupinho de pessoas amigas, falámos de muitas coisas. A conversa entrou nas "7 maravilhas do mundo" e nas "7 maravilhas de Portugal". Às tantas um dos presentes disparou: "Para si quais são as sete maravilhas do mundo?". Ripostei de imediato: "A primeira e dadora de sentido às outras eu sei qual é. É o amor misericordioso do Pai, revelado em todo o seu esplendor em Jesus Cristo, meu Senhor. As outras, preciso de pensar e de as organizar."
"Então faça isso e publique no seu blog - desafiou-me.
- Vou ver, vou ver - respondi.

Então, ei-las:

1. O amor misericordioso do Pai, revelado em todo o seu esplendor em Jesus Cristo. E Jesus Cristo é o meu mar, sem o qual sou como peixe fora de água.

2. A minha mãe. Velhinha, mouca, doente. Para mim, ícone do rosto materno de Deus. O silêncio acolher que sempre e melhor falou à minha vida.

3. A Igreja. Minha pátria e casa da comunhão, sinal e porta do reino. Sem ela nada saberia de Cristo, não teria Cristo.

4. A comunidade que sirvo. Com as suas pessoas, grupos, crianças, jovens, adultos e velhinhos. Com as suas alegrias e fracassos, os seus sonhos e deslusões.

5. Os amigos. Tesouro incalculável, presença indispensável, certeza inalienável.

6. João XXIII, Teresa de Calcutá, Óscar Romero. Fascina-me o modo como deixaram brilhar na sua vida a Luz e o Amor de Deus!

7. A democracia. Quando era jovem, antes do 25 de Abril, devorava as notícias sobre eleições e vida democrática de outros países. Sentia então fervilhar dentro de mim o sonho, a esperança, a liberdade. Jamais esquecerei o êxtase que foi para mim o 25 de Abril. E sonho que homens e mulheres livres hão-de construir a verdadeira democracia. Para todos. Com todos.

Pronto, cumpri a promessa. Com o coração. O meu coração.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.