segunda-feira, 3 de junho de 2013

Solidariedade: Banco Alimentar Contra a Fome recolhe 2445 toneladas de alimentos

Mais de 39 mil voluntários ajudaram na campanha este fim de semana
 
A rede de Bancos Alimentares contra a Fome recolheu este fim de semana 2445 toneladas de géneros alimentares, numa ação que mobilizou 39.200 voluntários.
"Estes números evidenciam uma extraordinária adesão e mostram que a solidariedade dos portugueses é maior do que a crise", afirmou Isabel Jonet, Presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares contra a Fome, num comunicado a que a Agência ECCLESIA teve acesso.
"Os resultados impressionam tanto mais quanto sabemos que muitos dos que contribuem estão numa situação muito difícil e provam ainda que os portugueses se unem quando acreditam e quando os projetos são claros e mobilizadores".
A campanha contou com a ajuda de 389 200 pessoas que realizaram tarefas de recolha nos 1181 estabelecimentos comerciais, transporte, pesagem, separação e acondicionamento dos produtos nos 20 armazéns espalhados pelo país.
De acordo com o Banco Alimentar os géneros recolhidos vão ser distribuídos a partir desta segunda-feira a 2221 Instituições de Solidariedade Social, que os entregam a “389200 pessoas sob a forma de cabazes de alimentos ou refeições confecionadas”.
De acordo com os dados da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, em 2012 foi distribuído um total de 28323 toneladas de alimentos, com o valor estimado de 39651 milhões de euros, numa média diária de 113 toneladas por cada dia útil.
Até 9 de junho será ainda possível doar alimentos através da compra de vales à venda nas superfícies aderentes ou no site www.alimentestaideia.net.
Este ano foi realizada a primeira campanha de recolha de alimentos na República de Cabo Verde, em duas ilhas e 23 lojas, representando “um primeiro passo para o lançamento dos Bancos Alimentares nesse país com um modelo idêntico ao português”.
O primeiro Banco Alimentar Contra a Fome em Portugal foi criado em 1992 e estão atualmente em atividade no território nacional 20 Bancos Alimentares, congregados na Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares.
Existem 253 Bancos Alimentares operacionais na Europa, que em 2012 distribuíram 388.600 toneladas de produtos a 5,2 milhões de pessoas através de 31.560 associações.
In agência ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.