sábado, 22 de junho de 2013

Aprender com os japoneses

 
O Japão tem cerca de 128 milhões mas possui a segunda maior economia do mundo em PIB nominal e a terceira maior em poder de compra, além de ser o único país asiático membro do G8. Para além disso conta com a maior expectativa de vida do mundo.
E tem coisas que nós só ganharíamos se as imitássemos. Deixo aqui alguns exemplos:
1. As crianças japonesas limpam as suas escolas todos os dias, por 15 minutos, juntamente com os professores, o que levou ao surgimento de uma geração de japoneses modestos e entusiastas da limpeza.
2. Qualquer cidadão japonês que tenha um cão, é obrigado a usar sacos de pano especial para apanhar os dejectos do animal. O desejo de manter a limpeza e a higiene faz parte da cultura japonesa.
3. O Japão não tem recursos naturais, como petróleo ou minas, está exposto a centenas de terremotos por ano mas, ainda assim, conseguiu tornar-se a terceira maior economia do mundo.
4. Esse país da tecnologia impede o uso de telemóveis em comboios, restaurantes e todos os lugares onde perturbe o sossego dos demais.
5. Os japoneses não têm empregados domésticos. Os pais são responsáveis pela casa e pelos filhos. E todos ajudam nos diversos serviços domésticos.
6. As escolas procuram educar o carácter dos alunos, obrigando-os a cumprir os deveres cívicos, e não se ficam apenas no transmitir de conhecimentos.
7. No Japão não se permitem atrasos como no nosso. Eles apreciam o valor do tempo, são híper pontuais, à escala do minuto e segundo.
8. Ali, as crianças em idade escolar lavam os dentes e usam fio dental, após as refeições na escola, para aprenderem a manter a sua saúde oral desde pequenos.
9. E os alunos terminam as refeições em meia hora para garantir uma boa digestão. E são os próprios alunos que servem os companheiros, revezando-se em pequenos grupos.
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.