quarta-feira, 2 de julho de 2008

Não vejo cartola donde saia coelho

Acabo de ler os jornais do dia. Porque hoje é o início dos trabalhos para os lados do Dragão, mereceram-me especial atenção as movimentações à volta do plantel do meu F. C. Porto.
Como incondicional simpatizante, fico triste. Compreendo que os problemas que têm envolvido o Clube no campo da justiça tenham retirado algum espaço de manobra ao planeamento da nova época. Realmente nota-se bastante indefinição, o que não costuma acontecer no reino do Dragão, conhecido pela excelência da sua organização.

Penso que o sexagenário Jesualdo tem obrigação de saber bem o que quer e de não deixar as suas competências por mãos alheias. É exactamente aqui que ele deixa muito a desejar, segundo o meu ponto de vista. Vejamos:
- Alan, Lino, Mariano, vão fazer a pré-época. Tenho toneladas de dúvidas sobre o valor desportivo de qualquer um deles para representar o FCP.
- Marek Cech, Hélder Barbossa, Cláudio Pitbull, e Ibson parece que não entram nos planos para a nova temporada. Incrível! Prefere-se um Lino ao Cech? Um Alan ou um Mariano ao Pitbull que fez um campeonato fantástico em Setúbal? O Ibson fica de fora depois da excelência que atingiu no brasileirão?
- Lembro ao senhor Jesualdo que o Porto conquistou duas vezes a Liga dos Campeões com uma equipa maioritariamente portuguesa. Onde estão os portugueses na nova equipa? Não existe aqui qualquer preconceito contra os sul-americanos que enxameiam o plantel. Apenas uma verificação de factos históricos. Alguns estrangeiros são uma mais valia (Lucho, Lisandro), mas outros deixam muito a desejar. Certamente arranjaríamos por cá melhor...
- Que proveito tem tirado o senhor Jesualdo das escolas do Porto? É que já vai no 3º ano à frente da equipa técnica. Quantos jogadores da casa integram o novo plantel? Sem contar os três ex-júniores que certamente não lançará, à semelhança do que fez no passado...

Haverá certamente mais movimentações. Fala-se insistentemente do Quaresma. Apesar de ser um admirador do futebol do cigano, parece-me que será bom para ele sair. Com Jesualdo dificilmente progredirá. Precisa de um treinador especial para um jogador especial. Mourinho será, em princípio, o ideal. Chegarão novos jogadores ( um lateral-direito é urgente) e adivinho que virão mais alguns estrangeiros. Mantém-se a "alergia" ao que é nacional por parte de quem comanda os destinos do FCP.

Não tenho elevadas expectativas acerca da nova época. Acredito que possa ganhar o campeonato nacional, mas fora isso... Nos jogos a eliminar, Jesualdo é mesmo muito fraco. E com as opções que parece tomar, não vejo cartola donde saia coelho.
Oxalá me engane.

1 comentário:

  1. Não poderia deixar de fazer um coment a esta noticia, vistos ser tambem simpatizante do F.C.P.
    Eu nunca gostei do Jesualdo, como treinador, por isso acho que esse coelho não irá sair... Bem pk mesmo agora está muito calor e eles apanham molestia ahahah.
    Já agora queria que fosse ao meu blog...( Se puder claro...)hoje escrevi lá um testemunho magnifico de pronfunda reflexão... Gostaria de ver lá a sua mesg e opinião.
    Um abraço com Deus:)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.