segunda-feira, 14 de julho de 2008

Crisma - a Festa do Espírito



Pelo Sacramento da Confirmação, estes 39 jovens receberam a abundância dos dons do Espírito Santo para assumirem em plenitude a o seu lugar na Igreja, como testemunhas de Jesus Cristo e seus apóstolos.
Importa, como lhes recordou o Senhor Bispo, que sejam fiéis ao Espírito recebido e se insiram dinâmica e apostolicamente na vida da Igreja.
O Prelado recordou-lhes ainda que o crismado não devia ter vergonha da sua fé, mesmo que isso lhes possa custar dissabores. É preciso remar contra a maré e ser capaz de fazer a diferença. Pediu-lhes ainda que, na docilidade à voz do Espírito, sejam jovens com Cristo no coração, encontrando-O e celebrando-O na oração, na escuta generosa da voz de Deus para descobrirem a sua vocação. Por fim, recordou-lhes que era preciso um tempo de namoro sério e bonito para a devida preparação da vida matrimonial.
Antes, D. Jacinto, aludindo à bela parábola do semeador, havia convidado todos os presentes ao acolhimento da Palavra de Deus num coração, terreno fértil, onde essa mesma Palavra pudesse germinar e dar muito fruto. Falou ainda na viagem do Papa à Austrália onde decorre a jornada Mundial da Juventude, lembrando os 4 desafios que Bento XVI lançou mal pousou solo australiano: combate à pobreza e desigualdades sociais, empenho a favor da vida e da preservação da natureza.
Os jovens prepararam condignamente a celebração eucaristia em cuja dinamização tiveram parte fundamental, através do canto, das leituras, da presença serena e alegre. No fim da Eucaristia expressaram a sua alegria e gratidão ao Prelado por lhes ter comunicado do dom do Espírito e felicitaram-no pelos 50 anos de sacerdócio. A comunidade uniu-se à saudação através de uma salva de palmas.

2 comentários:

  1. A festa do Espírito Santo, um dos mais belos acontecimentos na vida de um jovem cristão...
    Jovens crismados, não desistais de levar Cristo a todo o lado, de anunciar o seu reino e serenes seu seguidores fies.
    Por mais que os obstáculos sejam grandes, as batalhas duras, os caminhos cheios de espinhos, e as flores (Seres Humanos) insistam em não querer Deus na sua vida!
    Vocês sejam o exemplo vivo, nunca percam a Fé, porque ele é o nosso melhor amigo.:)
    Mesmo nos momentos difíceis ele pega em nós ao colo.
    Muita Força Para estes novos jovens e sejam o exemplo vivo da Fé. Deixo este texto só para vocês : Pegadas na areia.

    Uma noite eu tive um sonho.

    Sonhei que estava a andar na praia com o Senhor
    e a minha frente, passavam cenas da minha vida.

    Para cada cena que se passava, percebi que eram deixados
    dois pares de pegadas na areia;
    Um era meu e o outro do Senhor.

    Quando a última cena da minha vida passou
    Diante de nós, olhei para trás, para as pegadas
    Na areia e notei que muitas vezes, no caminho da
    Minha vida havia apenas um par de pegadas na areia.

    Notei também, que isso aconteceu nos momentos
    Mais difíceis e angustiosos da minha vida.

    Isso entristeceu-me muito, e perguntei
    Então ao Senhor.
    " Senhor, Tu disseste me que, uma vez
    que eu resolvi seguir Te, Tu andarias sempre
    comigo, Durante a minha caminhada, notei que
    nos momentos mais Difíceis da minha vida
    havia apenas um par de pegadas na areia.
    Não compreendo porque nas horas que mais
    necessitava de Ti, Tu me deixastes."

    O Senhor respondeu me:
    "- Meu Irmão. Eu Amo te e
    jamais te deixaria nas horas da tua prova
    e do teu sofrimento.
    Quando vistes na areia, apenas um par
    de pegadas, foi exactamente aí que EU,
    Te carreguei nos braços..."

    Um abraço de carinho Ju...

    ResponderEliminar
  2. As Missas na Espanha também aumentaram. Mas de 6 para 8 euros. Será que os cristãos espanhóis têm menos posses ou é a Igreja de Espanha que está mais atenta e é mais solidária e despojada?

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.