sexta-feira, 25 de julho de 2008

São Tiago Maior

Neste dia a Igreja festeja a santidade do apóstolo nascido em Betsaida na Galileia: São Tiago Maior.
Este privilegiado pescador, que foi escolhido por Jesus para pescar homens, era filho de Zebedeu e Salomé e tinha como irmão o apóstolo São João Evangelista.
Quando olhamos com atenção para o Evangelho, podemos perceber que Jesus possuía dentre os apóstolos aqueles escolhidos como testemunhas de acontecimentos especiais na vida do Salvador. São Tiago era um destes agraciados, pois o encontramos na ressurreição da filha de Jairo, na Transfiguração e no Horto das Oliveira ao lado de São Pedro e São João.
São Tiago Maior ao acolher o chamamento do Cristo, aceitou também entrar num sério processo de santificação, pois nem sempre sabia reagir segundo o Espírito Santo à dureza de coração dos que não se abriam ao Evangelho: " Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: 'Senhor, queres que digamos que caia o fogo do céu e os destrua?'Mas Jesus, voltando-se, repreendeu-os (Lc 9,54).
De tal maneira o coração de Tiago Maior foi trabalhado pela Graça do Espírito Santo, que no Livro do Actos dos Apóstolos, ao referir-se pela última vez a sua pessoa, podemos encontrar a sua doação total ao Evangelho, concretizada no martírio que sofreu no ano 42 por parte de Herodes.

Também nesta comunidade se lembra hoje este Apóstolo, na capela a ele dedicada. Trata-se de um pequenino templo que tem como particularidade o facto de ter o púlpito cá fora.
O púlpito era o local donde se proclama o sermão. Costuma ficar a meio da Igreja, acima das pessoas. Assim todos podiam ouvir e ver o pregador. Claro, reportamo-nos a épocas onde não havia instalação sonora.
Como a capela de São Tiago, em Arguedeira, era pequeníssima, então colocaram o púlpito cá fora. Assim os que não cabiam no interior também podiam ouvir o pregador.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.