sexta-feira, 18 de julho de 2008

Jovens no Centro de Deficientes Profundos

Quando há meses um grupo de pessoas desta comunidade visitou o Centro de Deficientes Profundos, em Viseu, o Provedor lançou-lhes um desafio: oferecer àquela casa um tempo de trabalho voluntário.
Esta semana alguns jovens fizeram ali voluntariado. Hoje fui visitá-los na companhia da Arlete, líder do grupo, e seu marido, Zé Américo.
Encontrámo-los cansaditos mas felizes. Muito felizes!
Participámos numa celebração que organizaram. Sentados no chão, em almofadas, de mãos dadas, começaram com um cântico, seguido de uma projecção sobre a Igreja e sobre a caridade com base na doutrina paulina. Seguiu-se um tempo de testemunho. Cada um deles foi dizendo o que lhe ia na alma. Como esta semana os tocou! Sabiam o nome dos "meninos" (era assim que se refiram aos doentes), falaram com emoção de gestos, atitudes, esforços, brincadeiras, carinhos... Penetraram num oceano de humanidade.
Um deles dizia que nem dera pela falta do computador, da televisão, das mil coisas de marcting a que estava habituado. Outra referia que sentira que aquilo de que tantas vezes nos queixamos não é nada comparado com o sofrimento que ali escorre. Todos afirmaram que a experiência é para repetir. Ainda outro testemunhou a forte vivência de grupo que ali haviam experimentado.
Regressámos felizes e edificados com o vosso testemunho, embora sentisse quanto custou à Arlete o facto de não ter podido ficar convosco, mas afazeres profissionais não lho permitem.

Senti imenso orgulho em vós! Mais uma vez. Dou graças a Deus por terdes crescido tão belamente. Sois fantásticos!
No próximo fim-de-semana, estareis em Santa Helena. Espero encontrar-vos lá e partilhar da beleza e alegria interior que irradiais.
Vale a pena- se vale! - ser jovem com Cristo no coração!

1 comentário:

  1. Estou muito orgulhosa dos "meus" JOVENS. Ao ouvir os relatos da sua experiencia vivi tambem eu esta semana, apesar de não ter estado com eles.Senti uma grande tristeza. Durante esta semana eles cresceram ainda mais, se é que é possivel,como seres humanos e no Amor para com os outros, e que outros?!
    Aqueles relatos emocionados...nunca os vou esquecer.
    Tenho que dizer aqui uma coisa para todos que visitam o blog do nosso Kota, vale a pena. Muitas vezes para estar com eles abdico de uma vida familiar e social, eles sebem disso, mas ontem mais que nunca tive a certeza contribui para o crescimento destes jovens e VALEU A PENA ter dado um pouco de mim, são jovens "especialistas em dar Amor". Mas não era de esperar outra coisa até porque é fácil fazer uma bos "massa" quando a farinha é da melhor qualidade.
    Queridos jovens Amigos sempre estive convosco e vou estar, sabeis que estou aqui sempre. OBRIGADO.
    Arlete Ribeiro

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.