terça-feira, 15 de julho de 2008

Há pessoas que nos marcam mesmo!


Como já referi, o pregador da novena de Santa Helena foi o Bom Amigo, Doutor João António.
Amigo, Agradeço profundamente a sua presença amiga, franca e sincera.
Manifesto a minha alegria e a do povo que sirvo pelo enriquecimento espiritual e humano que nos possibilitou. Foi fantástico! A sua humildade congénita mais ajuda a sobressair a sabedoria que esbanja a rodos. A fé que transpira torna a Palavra convicta e convincente.
Porto tudo e por tanto, a minha gratidão profunda.

Com a devida vénia, transcrevo do seu blog aquilo que gentilmente escreveu sobre Santa Helena.

"COM O POVO APRENDE-SE MUITO
1. Foi com muita alegria que participei na preparação e na vivência da festa em honra de Santa Helena. Foi muito mais o que trouxe do que aquilo que levei.Não fui para ensinar (quem ensina é o Mestre, Jesus). Fui para aprender.

2. Aprendi muito. Aprendi muito com o Pároco, o meu querido Amigo senhor Padre Manuel Carlos Pereira Lopes, homem de uma dedicação imensa a Deus e ao Seu Povo.Aprendi muito com o Povo, que, mormente à tarde, lotava por completo o templo e ainda se espraiava pelo adro.

3. A Festa de Santa Helena tem características próprias e aspectos únicos. Há pessoas que se fixam no alto durante toda a semana. Na casa do peregrino, há pessoas que permanecem em quartos. Outros há que ficam em tendas. O espírito de entre-ajuda é extraordinário. A alegria torna-se contagiante e a fé mais vibrante.

4. Cria-se uma empatia muito grande e gera-se uma intensidade muito forte. As pessoas participam com muito empenho. Trata-se de um verdadeiro retiro, tal é a seriedade que se verifica.

5. O programa é cheio. Oração da manhã, Eucaristia e adoração, recitação do Terço, Eucaristia (com pregação) e adoração à tarde, adoração à noite. Tudo com muito despojamento e sentido de Deus. Há um serviço de confissões em cada dia.

6. O envolvimento da comunidade é permanente. O trabalho, que é muito, é feito com gosto. Eis, pois, um belo contágio: o contágio da fé.

7. Peço perdão pela pobreza do meu contributo. Agradeço a riqueza do que me deram: a riqueza de uma fé entranhada, robustecida porque amassada no trabalho, no sacrifício, na doação e no amor.

8. Com o povo aprende-se sempre. Estar com o povo é estar com Deus.

9. Parabéns, senhor Padre Carlos. Pelo seu trabalho e pela sua amizade, receba o singelo tributo da minha admiração e a certeza da minha comunhão orante."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.