sábado, 7 de março de 2009

Será este o caminho?

Será que vamos lá com excomunhões ???

2 comentários:

  1. confesso que às vezes (quase) tenho vergonha de ser católico. mas Deus ainda deve ficar mais envergonhado com as coisas que se fazem em Seu nome. diz-se mal da igreja por tudo e por nada, mas em casos como este é certo que os mais "altos responsáveis" se põem a jeito...

    ResponderEliminar
  2. Pois não é pela excomunhão que se vai lá. Paulo VI escreveu aquela encíclica "Ecclesiam Suam", a do diálogo em todas as frentes. E essa será sempre a chave do tacto pastoral.
    Essa encíclica foi muito comentada pela equipa que foi orientar um pequeno curso do "Movimento Pelo Mundo Melhor" no Seminário de Lamego, salvo erro, no ano lectivo de 1970-71. A equipa era formada pelo Padre Fernandes, pelo Padre Valdemar e pelo Senhor Augusto.
    Tem-se, penso eu, entendido mal Mt 18,17: "Caso ele não te dê ouvidos comunica-o à Igreja. se nem a ela der ouvidos, seja tratdo como se fora um pagão ou um publicano". Ora o texto não pode ser entendido como fautor do desprezo, da exclusão; recomenda, antes, que seja redobrada a atenção, a solicitude e a esperança da oportunidade do retorno. Trata-se da visão pastoral (cf Mt 18, 11-14), mais persistente, mais apostólica e mais fraterna, contra a perspectiva imperial, mais cómoda, mas menos evangélica.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.