terça-feira, 31 de março de 2009

Uma certa religiosidade preocupante

Acontece em todos os grupos etários, mas especialmente nos jovens.
A vivência de uma religiosidade de tipo intimista, "consolo de alma", numa relação com Deus estilo "pin-pog"- chuto para Deus e Ele chuta para mim. Uma fé "individualista", sem consequências, sem abrangência, sem conversão, sem comunidade, sem universalidade.
Claro que a fé é antes de mais uma adesão PESSOAL à Pessoa de Jesus Cristo e, por consequência, à Sua mensagem, Seus valores, Suas propostas.
Mas não esqueçamos. O apóstolo Tomé fez a sua experiência de Cristo na comunidade, como a fizeram os dois discípulos de Emaús ou cada um dos apóstolos.
Esta relação intimista com Deus fica-se, por vezes, no mais puro individualismo: eu, os meus problemas, as minhas doenças, os meus projectos, as minhas inquietações, a minha família. Até na oração isso se vê! Ouve-se: "Ai, eu rezo todos os dias por mim, pela minha família e pelas almas dos meus entes queridos falecidos." E OS OUTROS???
Se repararmos, Jesus não nos ensinou "Pai meu", mas "Pai nosso".
Jesus não nos disse para ficarmos fechados na nossa família ou no nosso grupinho de amigos. "Ide pelo mundo fora."
Jesus propôs a conversão e a mudança. "Convertei-vos e acreditai no Evangelho."
E o mandamento novo aí está. Claro, incisivo, peremptório. "Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei."
E aos apóstolos, que no momento da Ascenção estavam a olhar para o Ceu, foi-lhes dito: "Homens da Galileia, por que estais a olhar para o Céu?"

Precisamos, pois, de uma fé que partindo de uma experiência pessoal forte, profunda, orante e contemplativa, nos leve para o palco da vida. Como sal, luz e fermento. Como o carro que pára na bomba para se abastecer para depois ter combustível para caminhar.
Precisamos de cristãos que não reduzam a sua fé ao interior das Igrejas ou das paredes do seu quarto, mas a vivam na escola, no trabalho, na cultura, no divertimento, na política, nas associações.
Precisamos de Cristãos que descubram de vez que que a experiência pessoal da fé se realiza na comunidade, com a comunidade, pela comunidade.

Caminhemos da religião do "gozo d'alma" para a fé de Jesus Cristo!

1 comentário:

  1. O mundo precisa de pessoas que nao olham para si, mas que olham para o lado...

    E isso começa, já por mim... que tantas vezes olho para os meus problemas, como dizia no seu post...

    Proponho mudança a todos, e a mim inclusivie...

    beijo sereno

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.