sexta-feira, 13 de março de 2009

DEPUTADOS VÃO GANHAR O DOBRO

Quando abri o "Jornal da Beira", de 12 de Março de 2009, e deparei na 1ª página com o título "Deputados vão ganhar o dobro - Está justificado por que correm tanto", corri para a página 8, indicada no referido título.
Li e fiquei chocado. Nem me atrevo a transcrever aqui o que me ficou na alma. Deixo o texto.
Amigo leitor, leia, conclua, aja!

"Se acaso não se soube o que faz correr tanto os eurodeputados (e outros deputados) para as próximas eleições europeias, que em Portugal se realizam a 7 de Junho, bastaria dizer que, a partir dessa data, vão ter um aumento que vai para o dobro do que ganham agora. De 3.815 euros passam para os 7.665. Isto sem esquecer outros subsídios e mordomias.., e, depois, falam em crise. Tenham vergonhas, senhores!
Os eurodeputados portugueses, com a entrada em vigor do novo Estatuto do Deputado do Parlamento Europeu (PE), depois das próximas eleições europeias, passam a receber, como se disse, mais do que o dobro do salário. Sublinhe-se que, de acordo com as regras em vigor, os eurodeputados são pagos pelo Estado membro de origem.

HÁ QUEM CONCORDE

Edite Estrela, chefe da delegação socialista no PE, acha bem, e Carlos Coelho, deputado social- democrata também no PE, concorda. Ao contrário, Ilda Figueiredo, chefe dos comunistas no PE, considera injustificável que ‘os eurodeputados ganhem mais do que os deputados do seu país’, que é o caso de Portugal. Já Edite Estrela defende que ‘um eurodeputado ganhe mais’ do que um deputado da AR.
Face ao novo estatuto, e feitas as contas aos descontos a que são submetidos os salários, os parlamentares portugueses passarão a ganhar, em valor líquido, 5963 euros, quando, até aqui recebiam 2525 euros. Mas não é tudo. A juntar à remuneração propriamente dita, temos ainda o chamado ‘subsídio de estadia’. Esta ajuda de custo, no valor actual de 287 euros diários (e lembrarmo-nos que há portugueses que não têm mais do que este dinheiro - e muitas vezes menos - para passar todo o mês apetece dizer que assim não vale. É um escândalo do mais ultrajante que se possa imaginar).

OLHEM PARA ISTO, PORTUGUESES

A esta quantia, lê-se no regulamento disponível no sítio da Internet, acrescerá ainda uma outra, de mais 143 euros/dia, caso a comparência tenha de ser feita fora da UE. Depois, há ainda o reembolso das despesas por viagens.
Olhem para isto, Portugueses.
É por isso e para isto que os políticos lutam, encaixando-se no Parlamento Europeu depois de saírem de deputados na Assembleia da República ou noutros órgãos.
Crise? Esta gente não sabe o que isso é. E, se não sabe, como é que há-de defender os interesses dos mais fracos? Dos trabalhadores? — Nem sequer nos atrevemos a responder. Faça-o o leitor depois de ponderar em tudo o que fica dito.

AUMENTA O NÚMERO DE FAMÍLIAS A PASSAR FOME

Entretanto, o número de famílias a passar fome está a aumentar, recorrendo-se a peditórios para distribuir algumas migalhas. A Cáritas Diocesana de Viseu, por exemplo, vai realizar o habitual peditório anual nos próximos dias 12, 13 e 14 deste mês. No dia 15, 0 peditório a realizar nas missas dominicais também reverte a favor da instituição. ‘É a única receita que a Cáritas tem ao longo do ano. Numa ‘altura em que há cada vez mais pessoas a pedir ajuda’, disse José Borges, Presidente da Instituição, as verbas são sempre exíguas.
Os casos sucedem-se. ‘É a miséria autêntica '. E cada vez ‘há mais casos’, preocupando-o sobremodo a ‘chamada pobreza encoberta'. Em 2008, foram atendidos na Cáritas de Viseu 1760 pessoas e, já em 2009 - nos meses de Janeiro e Fevereiro -, foram apoiados 137. Quanto aos imigrantes, no mês de Janeiro atenderam-se 80 casos e, em Fevereiro, 69, prevendo-se a abertura de um gabinete de crise."

1 comentário:

  1. Então não hão-de concordar! A Directiva é aprovada no PE pela maioria, que é constituída pelas famílias europeias a que pertencem os eurodeputados do PS e do PSD.
    Não é dito e redito que a crise é uma grande oportunidade para alguns?
    Não é Mira Amaral, o que tem quantia de reforma obcena da CGD, que diz que é preciso reduzir os salários dos trabalhadores para garantir empregos e vencer a crise? Não é Pinto Balsemão, o que está super bem, que vai reduzir 10% dos vencimentos dos administradores da IMPRESA?
    Não estão a falir empresas de empresários com brutas vivendas e carros topo de gama - tudo em nome de A ou de B - a desfrutar de accão social escolar para os filhos, bolsas de estudo no ensino superior e isenção de taxas moderadoras na saúde?
    Não há gente a trabalhar por fora e a receber o subsídio de desemprego?

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.