quinta-feira, 19 de março de 2009

DIA DO PAI

A Associação Famílias, atenta à realidade mutante do nosso tempo, deseja aproveitar a comemoração do Dia do Pai para, mais uma vez, assinalar a importância do Pai no desenvolvimento/ educação de cada filho.

Pela sua presença construtiva, afectivamente equilibrada e responsável, o Pai é, tem de ser, uma figura familiar insubstituível. O crescimento harmonioso de cada filho, o que todos os pais desejam, depende, sem dúvida, da intensidade da vivência da paternidade. O mundo moderno interpela-nos diariamente sobre o modo de ser e de agir do Pai.

Cada criança e jovem precisa de um Pai atento, presente fisicamente e, sobretudo, presente afectivamente. Um dos dramas actuais tem a ver com falta de disponibilidade, muitas vezes real, de os pais estarem efectivamente presentes no quotidiano de seus filhos.

Por isso, para o exercício da paternidade, se exige formação contínua que permita descobrir o que a cada pai se exige em cada etapa do desenvolvimento dos filhos.

Tornou-se vulgar, infelizmente pouco reflectido, o princípio de que se é Pai para sempre e não Pai às vezes, quando apetece ou não dá aborrecimento. Ser Pai é um percurso de que conhecemos à partida mas desconhecemos a meta e de que não se pode sair sem lesar gravemente a educação dos filhos.

Neste dia, dedicado particularmente a reflectir sobre o papel do Pai no seio de uma Família, interpelarmos cada Homem- Pai sobre o modo como exerce essa nobilíssima e insubstituível função que é a paternidade.

Recordamos os que já partiram. Exortamos os que, por muitas e variadas razões, se têm demitido ou fraquejaram de serem pais, a reencontrarem o seu papel familiar. Convidamos todos os filhos a agradecerem ao seu Pai tudo o que têm feito por eles e o muito que continuam a esperar do Pai ao longo da sua vida. Apelamos aos decisores políticos, económicos, sociais e culturais que criem condições facilitadas do exercício da paternidade.
in ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.