segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

34º Aniversário dos Bombeiros


1 de Dezembro. 34º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tarouca.
Presentes muitas entidades ligadas aos Bombeiros, os corpos sociais da Associação, Presidente da Câmara, Vereador, alguns Presidentes de Junta, sócios, antigos presidentes desta Associação, Corpo Activo, familiares dos Bombeiros e amigos desta benemérita Associação.
Ponto alto desta comemoração foi a Eucaristia a que presidi como capelão e que foi animada liturgicamente pelo coral de Dalvares. Seguiu-se a Sessão Solene e o desfile (este ano apenas motorizado) que percorreu as principais artérias desta cidade. Teve lugar depois uma refeição fraterna belamente confeccionada por pessoas amigas dos Bombeiros e momentos de convívio.

Procurei reflectir com os meus amigos Bombeiros e a assembleia sobre a grandeza do serviço aos outros e à natureza. É que na perspectiva de Jesus Cristo, o maior é o servo de todos. Foi assim que Cristo, modelo perfeito de Bombeiro, viveu. Para servir até dar a vida.
O Bombeiro também é, à sua maneira, salvador. Um fá incondicional da vida que serve nos momentos mais críticos. Ali, onde a doença, o desastre, a catástrofe natural ou provocada põem em risco a vida, aparece o bombeiro a estender uma mão salvadora.
Neste Ano Paulino, falámos de São Paulo, um homem de convicções fortes, uma alma apaixonada. Alguém para quem Cristo era tudo. "Para mim viver é Cristo." Num mundo à deriva das modas, interesses e conveniências, como canas agitadas pelo vento, Paulo oferece-nos uma proposta coerente, um ideal de vida.

Esta Associação orgulha esta terra. Pela aposta forte na formação dos Bombeiros que revelam elevado grau de profissionalismo, pelos meios de que já dispõe ( ainda hoje o Presidente da Câmara lhe prometeu um Pronto Socorro Ligeiro para 2009), pela empenho da direcção em proporcionar a todos mais condições, pela abertura ao meio, pelo espírito que que aí se sente...

No próxima 3ªfeira, pelas 12 horas na RTP e na sexta-feira, pelas 14 horas na rádio "Espaço Santa Helena", vamos ter gente ligada aos Bombeiros a falar sobre a vida desta Associação.

Quero saudar fraternalmente todos os Bombeiros, suas famílias e as pessoas que integram os Corpos Sociais. Um abraço amigo ao P.e José Matias, novo Presidente da Assembleia Geral.

1 comentário:

  1. Olá!
    Desde já os meus parabéns a todos os Bombeiros desta corporação. De facto, ser voluntário nos tempo que correm é uma actividade de louvar, já que os tempo modernos e extremamente materializados. As pessoas não sabem o significado de ser voluntário! ou melhor, algumas delas não o sabem... o quanto custa deixar as nossas familias para prestar auxilio a quem precisa.
    Todos os voluntários trabalham por amor à camisola, sem esperar algo em troca! por isso um forte abraço a todos eles e parabens por ajudarem ha tanto tempo...

    abraço e parabéns!

    red angel

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.