domingo, 28 de dezembro de 2008

Igreja de Espanha: coragem admirável!

Missa pelos valores da família
concentra centenas de milhar de pessoas
na Plaza de Colon

Centenas de milhar de pessoas participaram hoje numa missa marcada para promover os valores tradicionais da família num país predominantemente católico, mas que legalizou o casamento de homossexuais e tornou mais fácil o divórcio.
A cerimónia religiosa, que decorreu na central Plaza de Colon, Madrid, começou com a leitura de uma mensagem do Papa Bento XVI que desafiou os católicos espanhóis a manterem as suas famílias fortes.
"Caras famílias, não deixem o amor, a abertura para a vida e os incomparáveis laços que unem as vossas casas enfraquecerem", disse o Papa, através de uma mensagem lida aos milhares de pessoas que assistiam à missa.
"O Papa está do vosso lado", acrescentava a mensagem.
Na mesma altura, o arcebispo de Madrid aproveitou para acrescentar que "o futuro da humanidade depende da família, da família cristã".
"É possível conceber, organizar e viver o matrimónio e a família de uma maneira bem diferente daquela que é agora moda em tantas áreas da nossa sociedade", sublinhou Antonio Maria Rouco Varela durante a homilia, numa missa celebrada com mais cinco arcebispos, 22 bispos e 300 padres.
Nem a polícia nem fontes oficiais da cidade quiseram avançar com uma estimativa de quantas pessoas estariam nesta missa, mas um olhar pela multidão mostra que deverão estar centenas de milhar de pessoas concentradas na central Plaza de Colon e que se foram espalhando pelas quatro ruas circundantes, mesmo com as baixas temperaturas e o céu encoberto.
Uma destas pessoas é Maria Rosa de la Cierva, líder de uma associação de católicos madrilenos que, mesmo antes da missa ter começado, previu que iria reunir mais de um milhão de pessoas.
O Governo socialista tem vindo a enfurecer a Igreja católica espanhola com a legalização dos casamentos homossexuais, com as medidas de facilitação do divórcio e com a criação de uma disciplina nas escolas públicas onde as crianças ficam a saber o que é a homossexualidade e os casamentos entre pessoas do mesmo sexo.
São também acusados de quererem suavizar as leis espanholas sobre o aborto.
No entanto, para o arcebispo Rouco Varela, o aborto é um dos piores "flagelos" dos tempos modernos.
Uma missa semelhante aconteceu por esta mesma altura, na mesma praça, o ano passado e a organização falou em cerca de um milhão de participantes.
Na altura, os bispos aproveitaram para criticar o Governo espanhol pelas suas politicas sociais, matéria que este ano não mereceu qualquer apontamento.
SV.

1 comentário:

  1. Este domingo assisti há missa celebrada em Portel no Alentejo e transmitida pela TVI a MISSA DA SAGRADA FAMILIA gostei muito da maneira como o senhor padre desenvolveu o tema sobre a familia foi lindo de ouvir na minha opinião devia-se apelar mais e muitas mais vezes o conciência dos cristãos tal como o fez este senhor Padre ( a Mulher deve de ser submissa o Homem deve amar a sua mulher ) amar è gostar amar é amor) ser submissa não tem aquela intenção que muitos lhe querem dar (subemissa é respeito é horra é amor pelo seu marido.
    Antonio Assunção
    VOZ DO GOULINHO

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.