quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

A minha opinião...

Na minha pobre opinião, são vários os acontecimentos positivos e negativos que marcam o ano prestes a findar. Não os hierarquizo, apenas os nomeio.

POSITIVOS:
- O Sínodo realizado em Roma sobre a Palavra de Deus na vida e e na missão da Igreja.
- A Visita dos Papa a França e, sobretudo, aos Estados Unidos.
- A Jornada Mundial da Juventude na Austrália.
- A celebração das Bodas de Ouro Sacerdotais do nosso Bispo.
- A eleição de Obama para Presidente dos Estados Unidos com todo o cortejo de esperanças que desperta naquele país e no mundo.
- Os Jogos Olímpicos de Pequim como espaço de convívio e de fraternidade entre povos e raças.
- A realização de eleições em Angola, o que já não acontecia há imensos anos.
- A nível local,o início da construção das piscinas aquecidas em Tarouca, com o que tal significa para a saúde e para o desporto.
A nível pessoal, entre outras, o restauro externo da Igreja Paroquial.
...

NEGATIVOS
- A crise financeira que afecta a economia global e a nossa em particular. Esta crise veio pôr em causa o liberalismo selvagem dominante com o seu cortejo de utopias, falsificações, corrupção, desvios...
- Os conflitos regionais e a fraqueza democráticas de alguns países como Timor. Entre esses conflitos, refiro país como a Somália, o Sudão, o Zaire onde as vítimas são aos milhares, embora sem o impacto do eterno conflito do Médio Oriente que, neste final de ano, se reacendeu.
- O vespeiro em que se transformaram países como o Iraque e o Afeganistão onde o cortejo da morte prossegue quase diariamente sem se vislumbrar uma saída para a situação...
- A existência de atentados como o da Índia e de catástrofes naturais como as inundações no Brasil...
- O crescente distanciamente entre países ricos e pobres e entre pobres e ricos dentro do mesmo país.
- O aumento sempre crescente do desemprego em certos países como o nosso.
- Os graves problemas que as pseudo-reformas do governo têm provocado na Educação, na Saúde e na Economia.
- A desacreditação da Justiça graças à sua lentidão crónica e o aumento da criminalidade.
- Certo atavismo da Igreja em Portugal onde falta cumprir o apelo papal: "É preciso mudar."
- A desacreditação dos políticos que prometem e não cumprem; para quem o que hoje é verdade, amanhã já não é; o seu despesismo comparado com o trabalho que apresentam; as guerrilhas inter-partidárias e dentro do mesmo partido; a ausência de uma alternativa credível a um governo autista, arrogante, que se promove mais do que o que faz...
- A nível local, a pouca participação dos cidadãos na vida política, associativa... pouco empenho activo em prol do bem-comum.
- A nível pessoal, o falecimento de minha mãe e não ter sido possível iniciar o Centro Paroquial, graças ao "complex burocrático" das instituições governamentais.

2 comentários:

  1. Boas entradas que o novo ano nos traga com a graça de Deus saude,alegria,solidariedade entre os homens e paz nos lares amor entre as familais muita paz na terra umas entradas muito especias para si senhor padre e todos os seus paroquianos que JESUS o ilumine e lhe dê muita saude para enfrentar o proximo ano que se avisinha um abraço amigo
    Antonio Assunção-- Voz do Goulinho

    ResponderEliminar
  2. Um bom levantamento de aspectos positivos e de aspectos negativos. Foi bem não hierarquizar. No entanto, o Sínodo dos Bispos merece um realce especial, dado que as suas consequências podem revolucionar a vivência dos crentes em profundidade e dinamismo.
    Grande ano novo, com paz e alegria!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.