Só o lucro de dez das maiores empresas dava para pagar o TGV
Os `lucros' de dez das maiores empresas do PSI 20 vieram nas páginas dos jornais. Só nos primeiros nove meses do ano em curso arrecadaram 7,7 mil milhões de euros, mais 24% do que em igual período do ano passado. O montante total dava para construir a rede de TGV. As empresas foram aleatoriamente escolhidas.
`Numa altura em que o país atravessa situação económico-financeira pouco favorável, as grandes empresas nacionais não só registaram lucros como aumentaram os seus resultados, face ao período homólogo;
Só a Telecom registou lucros de 5.618 milhões de euros, o que compara com os 373 milhões em igual período de 2009, a reflectir, principalmente, o aumento dos resultados das operações descontinuadas, na sequência do ganho obtido com a alienação da Vivo no terceiro trimestre.
A EDP vem a seguir (774 milhões de euros, face aos 748 milhões registados no mesmo período de 2009). Logo atrás surge a Galp. Destaque também para a Sonaecom, que obteve lucros de 29,7 milhões de euros, quase 11 vezes mais do que no período homólogo de 2009, apoiada numa política de redução de custos e em ganhos de eficiência operacional na actividade.
Também no sector bancário, os lucros são visíveis. As três instituições financeiras cotadas em bolsa totalizaram 767,5 milhões de euros. A maior subida foi registada pelo BCE, que viu os seus lucros crescerem 22%. EDP Renováveis e REN foram as únicas empresas a registar quebras nos resultados de Janeiro a Setembro.
In Jornal da Beira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.