D. Jacinto Botelho escreveu uma carta a todos os sacerdotes de Lamego, revelando que o Papa aceitou o pedido de renúncia que apresentou ao cargo de Bispo da Diocese.
“Em 15 de Agosto último, aniversário da minha ordenação sacerdotal”, refere o prelado, “escrevi ao Santo Padre a pedir a minha resignação como bispo diocesano, em virtude de completar os 75 anos de idade, no mês de Setembro”.
“O Santo Padre aceitou o meu pedido”, revela D. Jacinto Botelho, acrescentado que permanece na condução pastoral da Diocese de Lamego até nomeação do seu sucessor, a qual, refere, “ocorrerá, presumivelmente, daqui a um ano”, segundo indicação do Núncio Apostólico.
Após a substituição do bispo emérito de Viana do Castelo, D. José Pedreira, há três dioceses cujos bispos completaram 75 anos de idade: Bragança-Miranda, Coimbra e Lamego.
D. António Montes, Bispo de Bragança-Miranda, celebrou a 30 de Abril o seu 75.º aniversário natalício e revelou nesse dia que o Vaticano aceitou o pedido de resignação que apresentou, nesta ocasião.
O mesmo fizera D. Albino Cleto, bispo de Coimbra, que completou 75 anos em Março e revelou à Diocese que o seu sucessor deverá chegar nos próximos meses.
A eles se vai somar D. João Miranda, bispo Auxiliar do Porto, quando no dia 1 de Dezembro celebrar 75 anos.
Além do anúncio da renúncia ao cargo, a missiva de D. Jacinto Botelho apela à participação no Dia da Igreja Diocesana, que ocorre a 21 de Novembro. A parte da manhã desse dia serve para reflectir sobre o tema proposto pela Conferência Episcopal Portuguesa, “Repensar juntos a Pastoral da Igreja em Portugal”.
A carta refere que, “em união” com Bento XVI, D. Jacinto Botelho “presidirá, no dia 27 de Novembro a uma vigília de oração “pela vida nascente”. A vigília tem lugar na Igreja de S. Francisco, em Lamego, com início pelas 21h00.
O Bispo de Lamego convida ainda os seus padres a participar no retiro anual do clero, na Casa de S. José, entre os dias 26 e 29 de Dezembro.
In ecclesia
---
Quem será o novo Bispo?
Perguntam-me muitas vezes as pessoas - e eu mesmo pergunto - quem será o futuro Bispo de Lamego.
Sabemos da discrição e do sigilo com que a Santa Sé trata destes casos. E acontece muitas vezes que o nome mais falado acaba por não ser quem vem...
Logicamente que não disponho de qualquer informação privilegiada para revelar aos amigos visitantes. Partilho aqui a minha intuição, pobre e humilde. Da minha limitada visão e despretensiosa análise, penso que poderá acontecer o seguinte:
- D. Carlos Azevedo, Bispo auxiliar de Lisboa, pode ir para Coimbra,
- D. Joaquim Mendes, Bispo auxiliar de Lisboa, pode ir para Bragança,
- D. João Lavrador, Bispo auxiliar do Porto, poderá vir para Lamego.
Entretanto, no próximo ano, mais dois Bispos atingem os 75 anos. D. José Policarpo, Patriarca de Lisboa, em Fevereiro; D. Joaquim Gonçalves, Bispo de Vila Real, em Maio. Se Vila Real tem o problema resolvido, dado que já existe Bispo coadjutor com futura sucessão, Lisboa não tem.
Eclesiologicamente, Lisboa é uma diocese como qualquer outra. Mas o facto de se tratar da capital do país confere-lhe uma importância sociológica e estrutural que vai para além...
Tanto dentro como fora da Igreja, há um nome com muito peso. D. Manuel Clemente, actual Bispo do Porto.. Penso que será ele o futuro Patriarca de Lisboa. Se tal suceder, quem irá a presidir à ilustre Igreja portuense? Mais uma vez arrisco. Ou D. António Couto, Bispo auxiliar de Braga ou D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro.
Revejo-me na fé bíblica que me faz dizer: "Bendito o que vem em nome do Senhor", pois será sempre bem-vindo quem vier por bem.
UMA FALHA NA ANÁLISE FEITA. NEM DOM CARLOS DE AZEVEDO FOI PARA COIMBRA, NEM DOM JOAQUIM MENDES FOI PARA BRAGANÇA/MIRANDA,O SANTO PADRE OPTOU POR BISPOS MAIS JOVENS LONGE DA HIERARQUIA DA IGREJA: VIRGILIO ANTUNES PARA COIMBRA E, AGORA,PARA BRAGANÇA UM SACERDOTE JOVEM (COM 44 ANOS) QUE ANDAVA PELOS CORREDORES DO VATICANO.
ResponderEliminarÉ SÓ!!!!
"Logicamente que não disponho de qualquer informação privilegiada para revelar aos amigos visitantes. Partilho aqui a minha intuição, pobre e humilde. Da minha limitada visão e despretensiosa análise, penso que poderá acontecer o seguinte..."
ResponderEliminarEstava aqui tudo dito.
Se fosse o antigo capitão do Porto, João Pinto, teria dito: "prognósticos, só no fim"...