quarta-feira, 18 de março de 2009

Por que não posso comungar?

Muitas vezes me tem feito a mesma pergunta. Sempre que acha que há ambiente, lá vem a questão. Sempre igual, embora formulada de maneiras diferentes.
- Por que não posso comungar?
Casou catolicamente. Nada durante o namoro faria prever o que veio a acontecer. Lentamente, com crescente agressividade, os maus tratos atingiram o limite do humanamente suportável. E ela aguentou, fez o que pôde, lutou por o reconquistar, mas nada. Até que um dia, depois de a ter deixado acamada "moída de porrada", desertou e nunca mais soube dele. Cheia de dívidas, destroçada na sua feminilidade traída, arrasada pelos maus tratos físicos e psicológicos, com dois filhinhos para criar. "Passei fome", diz com dor na voz e no olhar. Valeu-lhe na altura uma família amiga que a ajudou a criar os filhos e lhe arranjou emprego do qual tirou o dinheiro para pagar as dívidas herdadas pelos vícios do marido.

Anos depois, encontrou outro homem com quem veio a casar civilmente. Mais dois filhos vieram. Só que tudo tem sido diferente. Sente-se amada, os filhos foram criados num ambiente familiar humanamente rico, existe uma enorme empatia no agregado familiar. São felizes. Como cristã, está disponível para colaborar sempre e fá-lo com alegria.
"- Estou bem. Só há uma dor a encravar-se constantemente na garganta. Queria comungar e não posso."

Diz que dá consigo a cantar muitas vezes sozinha o cântico: ONDE HAJA CARIDADE E AMOR, AÍ HABITA DEUS. "Se na minha família se sente este belo espírito de amor, Deus não se há-de encontrar lá? Então por que não posso comungar?"

4 comentários:

  1. E aí, meu amigo, que resposta você dá a ela, quando lhe faz essa pergunta?

    ResponderEliminar
  2. Olá, Danilo!
    Oque eu lhe disse, ela ouviu...
    O importante aqui era que os amigos visitantes manifestassem a sua opinião.
    Muita paz.

    ResponderEliminar
  3. Situação dramática sem dúvida!
    Por um lado, a Srª tinha o inferno na Terra.
    Por outro, "Que o Homem não separe o que Deus uníu".
    Acho que não pode comungar; quanto ao resto, esperar, como todos nós, a Misericórdia de Deus!

    ResponderEliminar
  4. Devia poder, devia...mas não pode!!! Conheço um caso e a senhora fala-me sempre de lágrimas em fio e se quer saber, Sr. Padre, é injusto, eu acho que é injusto e pergunto-me se neste aspecto a Igreja(instituição)não viverá um academismo farisaico...No entanto, às vezes também me apetece encurtar caminho para chegar mais depressa onde quero chegar, mas tenho em muitas ruas sinais proíbidos...É a lei...que às vezes custa cumprir, mas temos de cumprir!!! Mas Deus chega certamente connosco e está onde quer que o nosso íntimo queira chegar. Se quer chegar até Ele, Ele não falhará...E não sei responder melhor...

    Beijinho sereno***

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.