domingo, 22 de março de 2009

O que o Papa disse sobre a SIDA (e não o que dizem que disse)

Para que se veja como é que Jorge Sampaio, Vasco Pulido Valente, Miguel Sousa Tavares, muitos jornalistas e muitas ONG lêem entrevistas, sobretudo dos eclesiásticos...

A questão sobre a SIDA no voo papal
Philippe Visseyrias, «France 2»:

Santidade, entre os muitos males que afligem a África, está também e, em especial, a difusão da SIDA. A posição da Igreja Católica sobre o modo de lutar contra este mal é muitas vezes considerado não realística e não eficaz. Este tema será enfrentado durante a sua viagem? Bom, eu diria o contrário. Penso que a realidade mais eficiente, mais presente, mais forte na luta contra a SIDA seja justamente a Igreja Católica, com os seus movimentos, com as suas diversas realidades. Penso na Comunidade de Santo Egídio, que faz muito – visivelmente e também invisivelmente – na luta contra a SIDA, nos Camilianos, em todas as freiras que estão à disposição dos doentes…

Bento XVI

-Diria que não se pode superar este problema da SIDA somente com o dinheiro. Ele é necessário, mas se não há alma que o saiba aplicar, não ajuda; não se pode superar com a distribuição de preservativos: pelo contrário, aumentam o problema.
A solução é dúplice: a primeira, uma humanização da sexualidade, ou seja, uma renovação espiritual e humana que traga consigo um novo modo de comportar-se um com o outro; a segunda, uma verdadeira amizade, sobretudo, com as pessoas sofredoras, uma disponibilidade, também com sacrifícios, com renúncias pessoais, para estar com os sofredores. E estes são os factores que ajudam e que trazem consigo verdadeiros e visíveis progressos.
Por isso, diria que esta nossa dúplice força de renovar o homem interiormente, de dar-lhe força espiritual e humana para um comportamento justo em relação ao próprio corpo e ao do outro, e esta capacidade de sofrer com os sofredores, de permanecer presente nas situações de prova. Parece-me a resposta justa, e a Igreja faz isso e, assim, oferece uma grande e importante contribuição. Agradecemos a todos aqueles que o fazem.(Fonte: Rádio Vaticano)
Abílio Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.