terça-feira, 31 de março de 2009

Ano eleitoral

2009 é ano de eleições. Logo três: europeias, autárquicas e legislativas.

Talvez seja delírio. O voto em branco também devia contar. É uma forma de participação cívica. Por isso, nas assembleias municipais e na assembleia da República deveriam existir tantos lugares vazios quantos correspondessem à percentagem de votos em branco.
Chego a pensar se não era isso mesmo que os nossos políticos mereciam. Uma votação massiva em branco. Por isso, caro eleitor, não inutilize o seu voto. Se não achar que deve votar neste ou naquele partido, vote em branco, mas vote.

Ano eleitoral. E lá chegam os rumores de chantagens, ameaças, pressões, promessas vãs ... Parece que vale tudo para ganhar mais uns votos. SERÁ ISTO DEMOCRACIA? OU CORRUPTOCRACIA?
Em tempo de crise, em que as pessoas andam aflitas com o presente e o futuro, estão mais fragilizadas e são mais facilmente influenciadas. Claro, se vem alguém ameaçá-las com despedimento se não votarem desta maneira ou daquela, vejam a situação em que se encontra essa gente...
Dirão que o voto é secreto. Felizmente ainda é! E há quem jure fidelidade a este ou àquele e que depois, no recato da mesa de voto, seja fiel à sua consciência. Está bem? Não deveriam as pessoas assumir-se e, fazendo-o, estarem certas de que nada de mal lhes acontecia? CLARO QUE SIM. Isso seria democracia a sério. Mas para tal era preciso que os nossos agentes políticos fossem democratas a sério...

2 comentários:

  1. Voto em branco não,eu digo porquê nesta democracia viciada pode ser uma tentação á vigarisse eu defendo o voto inutilizado pura e simplesmente riscalo é u que eu vou passar a fazer.

    ResponderEliminar
  2. Voto em branco, não! Nulo também não! As maiorias são ditaduras legitimadas. Voto no projecto que, em consciência, penso ser melhor... A escolha é demasiado difícil mas há que fazê-la! NÃO DELEGUEMOS em ninguémo que deve ser decidido por cada um de nós!

    Um abraço

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.