terça-feira, 27 de novembro de 2007

As duas sondagens sobre futebol

1. Quando coloquei a primeira sondagem, a pergunta ficou assim formulada: Concorda que, na mesma freguesia, existam dois clubes filiados na Associação de Futebol de Viseu?
O SIM obteve 56%
O NÃO obteve 40%
É-me indiferente obteve 4%

2. Um visitante alertou-me para a imprecisão da pergunta, facto que agradeço. Então coloquei a segunda sondagem, precisando a pergunta:
Concorda que existam 2 equipas séniores de futebol na Freguesia de Tarouca, ambas inscritas na Associação de Futebol de Viseu?
O SIM obteve 8%
O NÃO obteve 87%
É-me indiferente obteve 4%

Verifico que o visitante que me alertou para a imprecisão da pergunta tinha toda a razão. Realmente, após a reformulação da questão, os resultados mudaram como do dia para a noite. O NÃO, na segunda sondagem obteve uma vitória esmagadora. O que não tinha acontecido na primeira sondagem, onde quem vencera fora o SIM.
É claro que esta é uma sondagem muito, muito limitada. Limitadíssima, para se tirarem grandes conclusões. Agora parece-se que será oportuno que quem de direito faça um estudo sério e abrangente sobre a questão. E que depois haja a coragem de agir em conformidade. Sem sentimentalismos balofos, sem bairrismos doentios, mas com serenidade. Na paz. Para bem de todos.

1 comentário:

  1. Só demonstra que o povo de Tarouca sabe muito bem o que deseja. Não quer acabar com as associações, mas quer um novo pensamento sobre as aasociações.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.