sábado, 17 de novembro de 2007

ASSEMBLEIA DO CLERO DA DIOCESE DE LAMEGO

Decorreu hoje no Seminário a Assembleia do Clero.
Estiveram presentes setenta e tal sacerdotes. Foi a primeira vez que tal se realizou na nossa Diocese.

GOSTEI:

- Daquele momento de oração que nos abriu Àquele que nos envia e nos concentrou no essencial.

- De encontrar colegas, alguns que não via há imenso tempo, partilhar com eles, recordar o passado, vislumbrar futuros, construirmos juntos momentos de boa disposição.

- Da presença de tão grande número de sacerdotes, apesar de ser sábado, alguns vindos dos confins da diocese.

- De sentir que o nosso Bispo estava feliz com a presença dos seus padres.

- Do contributo válido e plural dos diferentes grupos.


NÃO ME PARECEU TÃO BEM:

- Aquele ponto da agenda de trabalhos "Apresentação do Centro de Estudos sócio-pastorais". Pese embora o apreço que manifesto pelo trabalho desenvolvido pelo grupo responsável, pareceu-me uma actividade mal conseguida, que ocupou um tempo precioso que deveria ser melhor aproveitado.

- A falta de alguém que nos apresentasse claramente a chave de leitura do discurso que o Papa fez aos Bispos na visita ad Sacra Limina. É um discurso demasiado importante para ser tratado pela rama.

- O tempo para trabalho de grupo ficou aquém do desejável e alguns grupos eram grandes demais. Por exemplo, o grupo que me calhou tinha mais de metade dos participantes, penso eu.

- O plenário, de tarde, teve pouca gente. É compreensível que os sacerdotes, tendo em vista o serviço pastoral, regressassem às suas comunidades.

- Acções deste jaez, como se viu no plenário, solicitadas por todos os grupos, devem ser muito bem preparadas, centradas e enfocadas, para afastar dispersões na abordagem dos temas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.