Estiveram presentes setenta e tal sacerdotes. Foi a primeira vez que tal se realizou na nossa Diocese.
GOSTEI:
- Daquele momento de oração que nos abriu Àquele que nos envia e nos concentrou no essencial.
- De encontrar colegas, alguns que não via há imenso tempo, partilhar com eles, recordar o passado, vislumbrar futuros, construirmos juntos momentos de boa disposição.
- Da presença de tão grande número de sacerdotes, apesar de ser sábado, alguns vindos dos confins da diocese.
- De sentir que o nosso Bispo estava feliz com a presença dos seus padres.
- Do contributo válido e plural dos diferentes grupos.
NÃO ME PARECEU TÃO BEM:
- Aquele ponto da agenda de trabalhos "Apresentação do Centro de Estudos sócio-pastorais". Pese embora o apreço que manifesto pelo trabalho desenvolvido pelo grupo responsável, pareceu-me uma actividade mal conseguida, que ocupou um tempo precioso que deveria ser melhor aproveitado.
- A falta de alguém que nos apresentasse claramente a chave de leitura do discurso que o Papa fez aos Bispos na visita ad Sacra Limina. É um discurso demasiado importante para ser tratado pela rama.
- O tempo para trabalho de grupo ficou aquém do desejável e alguns grupos eram grandes demais. Por exemplo, o grupo que me calhou tinha mais de metade dos participantes, penso eu.
- O plenário, de tarde, teve pouca gente. É compreensível que os sacerdotes, tendo em vista o serviço pastoral, regressassem às suas comunidades.
- Acções deste jaez, como se viu no plenário, solicitadas por todos os grupos, devem ser muito bem preparadas, centradas e enfocadas, para afastar dispersões na abordagem dos temas.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.