domingo, 4 de novembro de 2007

Um cristão das arábias...

Informaram-me hoje que tinha falecido. Tive pena de não ter estado no seu funeral. Não sendo uma pessoa com quem tivesse uma forte amizade, admirava, contudo, a postura, a verticalidade, a lisura de processos com que lidava com os haveres e interesses da sua paróquia, durante os tempos em que integrou a comissão da Igreja. Era até picuinhas, explicava as coisas de mil maneiras, exigindo aos outros membros da comissão nervos de aço para não explodirem. Mas de uma rectidão!!! Disse-me uma vez que não conseguiu dormir uma noite inteira, porque as contas não lhe davam certas... Faltavam cinco tostões!
Integrou a comissão da Igreja num tempo de forte azáfama, dadas as obras de monta que então decorriam na sua paróquia. Foi preciso vender terrenos e casas (com a devida autorização diocesana, evidentemente!) para realizar as obras que urgiam. Amigos, amigos dos amigos, tentaram chantageá-lo com vista à aquisição dos imóveis à venda por preços mais convenientes para os interessados, ou para conseguir ganhar a empreitada deste ou daquele trabalho, sugerindo-lhe mil estratégias para que tudo parecesse o mais normal possível! NADA nem NINGUÉM o vergou. Nunca arredou pé na defesa incondicional dos interesses da paróquia. Houve quem lhe virasse a cara; houve quem, por vingança, espalhasse boatos ofensivos e caluniosos. "Enquanto puder dormir em paz com a minha consciência e puder olhar toda a gente olhos nos olhos, não tenho qualquer problema! - dizia. E acrescentava: "Não permitirei que a comissão ofenda ou prejudique seja quem for, mas também não permitirei que os interesses da paróquia deixem de ser ligitimamente defendidos, pois temos que ter respeito pela generosidade das ofertas das pessoas."
Um homem de critérios cristãos. Sei até que nunca deixou de dar a salvação mesmo àqueles que lhe viraram a cara. Frontal com todos, a começar pelo pároco a quem nunca deixou de dizer correctamente o que pensava, cá fora defendia-o afoitamente. Nunca foi pessoa de criar divisões, bem pelo contrário. Mas era implacável perante a sacanice e as tentativas de suborno.
Um cristãos das arábias.
Paz à sua alma.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.